Publicada em 04/07/2022, às 15h25

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Visita ao Hemoes sensibiliza jovens a doarem sangue


Foto Divulgação
Wallas, Adolescente do coletivo Projovem, doa sangue no Hemoes
Wallas, adolescente do coletivo Projovem, doa sangue no Hemoes.
Foto Divulgação
Integração com adolescentes do Projovem
Visita do coletivo Projovem ao Hemoes.

Fechando o mês no qual é celebrado o dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho), adolescentes atendidos pelo Serviço de Fortalecimento de Vínculos - Projovem foram conhecer de perto o processo de doação de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo (Hemoes), em Maruípe. A visita, também, é cumprimento de medida socioeducativa do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

O grupo foi acompanhado pelas equipes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Adriana dos Santos Alves, da Região Continental, e do Creas Bento Ferreira.

A visita monitorada motivou alguns deles a se voluntariarem para a doação, como os adolescentes Thalisson Flores Laiber e Wallas Cordeiro dos Santos, ambos de 16 anos. Wallas contou que essa foi a primeira vez que entrou num hemocentro, embora sempre tenha sentido vontade de tornar-se um doador.

"Sempre tive essa vontade dentro de mim, mas nunca tive oportunidade. Saber que com essa doação vou ajudar a outras pessoas é uma sensação muito boa", revelou o adolescente, antes de entrar para a sala de doações.

Thalisson também nunca havia pisado numa instituição para doação de sangue. "Chegar aqui desperta um misto de ansiedade e desejo de doar", comentou ele. O adolescente contou que receber as informações de que uma doação pode contribuir para salvar até quatro vidas fez crescer o interesse em tornar-se doador.

"A visita foi muito interessante. As explicações me ajudaram a ter mais consciência sobre a importância de se tornar um doador. Saber quantas pessoas se beneficiam com apenas uma doação é impactante", disse ele.

De acordo com a técnica do Projovem Continental, Katiucia Santana Azevedo, levar os jovens para conhecerem de perto o Hemoes é uma forma de contribuir para que se tornem, além de doadores, agentes para transformação da a realidade dos hemocentros.

"A visita atingiu o objetivo proposto: levar conhecimento para os jovens. Acreditamos que quando o jovem entende a importância desses gestos de solidariedade, como é a doação de sangue, ele se torna um grande ator na divulgação e participante. Por isso, estamos trabalhando para plantar sementes para que no futuro vejamos um cenário diferente", disse Katiucia.

Ela disse, ainda, que espera com essa ação estimular a cultura da doação espontânea e regular entre os jovens. "Que eles propaguem esse ato de amor ao próximo e à vida por suas redes sociais. Que criem uma onda vermelha de amor lotando os hemocentros de doadores voluntários", falou Katiucia.

A educadora social do Creas Bento Ferreira, Elizangela Fonseca de Almeida, conta que o intuito dessa ação foi trabalhar o processo de ressignificação dos adolescentes/jovens acompanhados pela equipe de medida socioeducativa a partir deste ato. Logo, terão a ideia de pertencimento a esta sociedade por sua contribuição social ao doar sangue.

Doação de sangue

A doação de sangue pode ser iniciada com 16 anos. Para isso, basta, apenas, estar bem de saúde, pesar mais de 50 kg, levar um documento oficial com foto e ir acompanhado por um responsável legal.

Para a secretária da Assistência Social, Cintya Schulz, essa visita monitorada é uma ação voltada para os jovens no intuito de fortalecer vínculos familiares e comunitários. "Quando nossos jovens podem conhecer o trabalho desenvolvido no Hemoes, podem exercitar a solidariedade e a empatia com quem precisa dessas doações temos a certeza de que a política de Assistência Social está fazendo a diferença na sociedade", disse a secretária.

Foto Divulgação
Adolescentes do coletivo Projovem visitam o Hemoes
Adolescentes do coletivo Projovem visitam o Hemoes.
Foto Divulgação
Adolescentes do coletivo Projovem visitam o Hemoes
Visita do coletivo Projovem ao Hemoes.
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)