Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Vitória, cidade mais inteligente do Brasil, investe em rede de fibra óptica

Publicada em

Por Tarcísio Costa (teelcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Indústria, inovação e infraestrutura

Leonardo Silveira
Placa indicativa de Área de Internet Livre no Parque Municipal da Fazendinha

Desde 2021, Vitória vê avanços importantes em tecnologia da informação.  Neste mês de dezembro, será concluída a implantação de 72,5 quilômetros de cabeamento óptico, que irá substituir o anel óptico principal utilizado pela Prefeitura de Vitória há quase 20 anos. Com isso, a atual gestão da capital melhora ainda mais a qualidade dos serviços ofertados e a conexão entre as suas mais de 300 unidades administrativas e operacionais, como escolas e unidades de saúde.

A nova rede vai permitir a instalação de novas câmeras e a ampliação da capacidade do Vitória Online, que oferece acesso público e gratuito à Internet.

Para garantir eficiência e facilitar a transição, os investimentos foram planejados em etapas. "Nesta primeira fase, ampliamos em seis vezes a velocidade dos links de conexão à internet e será substituído o Anel Principal, que contorna todo o município, abrangendo a ilha de Vitória e a área continental, além das conexões dos prédios do município com nosso data center", diz o subsecretário de Tecnologia da Informação, Vicente de Paulo Braga Secchin.

A modernização vai proporcionar melhorias nos serviços digitais ofertados pela Prefeitura, além da redução de gastos com manutenção e a possibilidade de suportar novos serviços digitais com qualidade e alta disponibilidade.

Com a implantação do novo anel de fibra óptica e a instalação de equipamentos de conexão modernos em todos os níveis, será possível eliminar gargalos e ampliar a capacidade total da rede, garantindo maior velocidade, estabilidade e segurança no tráfego de dados. "Nessa nova configuração, o núcleo de nossa rede passará a operar a 40 Gbps e o nível de distribuição a 10 Gbps", diz Secchin.

Saiba mais:

A Prefeitura tem mais de 80 sistemas corporativos, desenvolvidos pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Semfa/Sub-TI) e por empresas parceiras e utilizados por todas as secretarias municipais. Os sistemas também oferecem serviços online aos moradores, empreendedores e turistas.