Desde 2021, Vitória vê avanços importantes em tecnologia da informação. Neste mês de dezembro, será concluída a implantação de 72,5 quilômetros de cabeamento óptico, que irá substituir o anel óptico principal utilizado pela Prefeitura de Vitória há quase 20 anos. Com isso, a atual gestão da capital melhora ainda mais a qualidade dos serviços ofertados e a conexão entre as suas mais de 300 unidades administrativas e operacionais, como escolas e unidades de saúde.
A nova rede vai permitir a instalação de novas câmeras e a ampliação da capacidade do Vitória Online, que oferece acesso público e gratuito à Internet.
Para garantir eficiência e facilitar a transição, os investimentos foram planejados em etapas. "Nesta primeira fase, ampliamos em seis vezes a velocidade dos links de conexão à internet e será substituído o Anel Principal, que contorna todo o município, abrangendo a ilha de Vitória e a área continental, além das conexões dos prédios do município com nosso data center", diz o subsecretário de Tecnologia da Informação, Vicente de Paulo Braga Secchin.
A modernização vai proporcionar melhorias nos serviços digitais ofertados pela Prefeitura, além da redução de gastos com manutenção e a possibilidade de suportar novos serviços digitais com qualidade e alta disponibilidade.
Com a implantação do novo anel de fibra óptica e a instalação de equipamentos de conexão modernos em todos os níveis, será possível eliminar gargalos e ampliar a capacidade total da rede, garantindo maior velocidade, estabilidade e segurança no tráfego de dados. "Nessa nova configuração, o núcleo de nossa rede passará a operar a 40 Gbps e o nível de distribuição a 10 Gbps", diz Secchin.
Saiba mais:
A Prefeitura tem mais de 80 sistemas corporativos, desenvolvidos pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Semfa/Sub-TI) e por empresas parceiras e utilizados por todas as secretarias municipais. Os sistemas também oferecem serviços online aos moradores, empreendedores e turistas.