Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Vitória compartilha estratégias de planejamento e integração contra arboviroses

Publicada em | Atualizada em

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Foto Divulgação
Vitória compartilha com Cariacica estratégias de planejamento e integração contra arboviroses
Compartilhamento de estratégias de planejamento e integração contra arboviroses

A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) recebeu, nesta quarta-feira (12), a visita do enfermeiro e referência técnica em Arboviroses do município de Cariacica, Cleber Correia Rossi. O encontro ocorreu na Câmara Técnica de Arboviroses da Semus, e teve como objetivo conhecer de perto o funcionamento desse grupo de trabalho para posterior implantação no município vizinho.

"É motivo de grande satisfação para Vitória poder compartilhar nossa experiência e planejamento no combate às arboviroses, servindo de referência para municípios vizinhos. Essa troca de conhecimento fortalece toda a nossa região metropolitana, mostrando que, com estratégias integradas e foco na gestão, podemos alcançar resultados mais efetivos e proteger a saúde de todos", afirmou a subsecretária de Atenção à Saúde, Patrícia Vedova.

"Foi muito útil aprender sobre um serviço que está em operação e progresso constante há tanto tempo. Isso nos dá uma base para organizarmos o nosso próprio serviço, respeitando a nossa realidade e prevenindo possíveis falhas comuns para garantir um início bem-sucedido", destacou Cleber.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Vitória, Aline de Sousa Areias, explicou que um dos fatores de sucesso no combate às arboviroses (que abrange dengue, zika, chikungunya e oropouche) é a estratégia integrada entre diferentes áreas, com ações planejadas de forma conjunta.

"Com a atuação articulada entre os setores e o envolvimento direto da gestão, o Programa Municipal de Arboviroses torna-se mais efetivo, participativo e alinhado às necessidades reais do território, garantindo respostas mais rápidas e coerentes aos desafios sanitários locais", afirmou Aline.

Planejamento e controle

A Câmara Técnica de Arboviroses - que abrange dengue, zika, chikungunya e oropouche - é um espaço estratégico de análise, planejamento e decisão, reunindo os diferentes componentes do enfrentamento dessas doenças: epidemiológico, vetorial/ambiental e assistencial.

Implantada há mais de 15 anos, a Câmara consolidou-se como um instrumento essencial de gestão integrada, contando com a participação ativa da equipe técnica e da gestão municipal. Essa integração fortalece as análises situacionais, agiliza a tomada de decisões e amplia a capacidade resolutiva das ações.