Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Vitória dá mais um passo importante rumo à inovação social e ao desenvolvimento sustentável

Publicada em | Atualizada em

Por Bárbara Bueno Sá (barbara.saeira$4h064+pref.cdtiv.com.br), com edição de Andreza Lopes


Leonardo Duarte
Assinatura do Protocolo de intenções entre a CDTIV e a Associação Beneficente Bem Amar - ABBA
Assinatura do Protocolo de intenções entre a CDTIV e a Associação Beneficente Bem Amar - ABBA.

Uma união que reforça o compromisso de Vitória com a inovação social e o desenvolvimento territorial sustentável foi selado, na manhã desta sexta-feira (17), na Associação Beneficente Bem Amar - Rede Abba, em Goiabeiras. A Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) e a ABBA assinaram um Protocolo de Intenções que marca o início de uma parceria estratégica entre as instituições.

Entre as ações previstas pelo protocolo estão a promoção de programas de capacitação e mentoria voltados para a comunidade, o estímulo à criação de novos modelos de negócios, o fortalecimento do potencial turístico local - com destaque para a valorização do artesanato das paneleiras de Goiabeiras - e a articulação de uma ampla rede de parceiros, envolvendo universidades, instituições de fomento e o setor privado.

O evento contou com a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, do diretor-presidente da CDTIV, Marcus Gregório, da Diretora de Inovação da CDTIV. Bárbara Ohanna, do presidente da Rede Abba, Heleénder de Oliveira, e do diretor de Desenvolvimento, Inovação e Negócios Sociais da instituição, Vitor Araujo Magalhães. A iniciativa busca unir esforços para implementar programas, projetos e ações que fomentem a inovação social, o empreendedorismo e a valorização do território, com foco em impacto social e econômico.

"Essa parceria vai gerar muitas oportunidades nas vidas dos capixabas e modificar a vida de muita gente, abrindo um horizonte de esperança", afirmou o prefeito Lorenzo Pazolini.

Para Marcus Gregório, a cooperação reforça a estratégia de desenvolvimento integrado da capital.
"A parceria com a Rede Abba vai permitir que possamos potencializar as oportunidades para a comunidade, integrando desenvolvimento econômico, turismo, inovação e economia criativa. É um passo importante para fortalecer o ecossistema local e gerar benefícios concretos para os moradores", destacou.

Bárbara Ohanna, ressaltou a importância da conexão entre diferentes setores para transformar realidades. "Quando poder público, organizações sociais e comunidade atuam juntos, o impacto é muito mais forte. Essa parceria representa um movimento de construção coletiva, onde a inovação não é apenas tecnológica, mas também social, humana e territorial", afirmou.

O acordo também prevê a realização de eventos, workshops e seminários para dar visibilidade às ações desenvolvidas, além da busca por recursos e parcerias que fortaleçam ainda mais essa aliança estratégica. Todas as atividades estarão alinhadas à Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo a segurança e a privacidade das informações da comunidade envolvida.

O Protocolo de Intenções já nasce com a missão de unir esforços e transformar ideias em ações concretas, conectando a comunidade, o setor público e parceiros privados em prol de um território mais inovador, inclusivo e sustentável.