Bate-papo e orientações sobre a importância da realização de exames de rotina para pescadores artesanais de Vitória.
Em Vitória, as ações conscientização sobre o cuidado com a saúde do homem, principalmente à prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, não correm seomente durante a Campanha Novembro Azul. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou, na manhã desta quarta-feira (03), uma atividade voltada ao cuidado e ao bem-estar dos pescadores artesanais de Vitória.
A ação ocorreu no Terminal Pesqueiro, na Praia do Suá, e contou com a participação de profissionais de saúde da Unidade de Saúde do bairro. Durante a ação, foi promovido um bate-papo com orientações sobre a importância da realização de exames de rotina e de próstata, prática regular de exercícios físicos e cuidados com a saúde mental e bucal. Também foram distribuídos kits de saúde bucal, contendo pasta de dente, escova, fio dental e material educativo com informações sobre os serviços oferecidos pelas Unidades de Saúde.
Jorge Luiz Moreira, médico da US da Praia do Suá, esteve presente na ação e orientou sobre a prevenção de doenças, incluíndo o câncer de próstata, o uso de álcool e outras drogas e a importância de manter hábitos saudáveis. "A gente percebe que muitos trabalhadores braçais só procuram atendimento quando já estão muito doente e o nosso objetivo é sensibilizar e mostrar que é possível identificar os problemas ainda no início. Não estamos falando só do câncer de próstata, mas de glicose, colesterol, doenças renais e do fígado, além de questões relacionadas ao uso de álcool, cigarro e outras drogas. Muitos pescadores passam semanas fora, sem acesso a cuidados básicos, e isso acaba agravando os problemas de saúde, por isso essa ação é tão importante", disse.
Isael Batista, de 66 anos, é pescador há 45 anos e relatou que enxergou essa ação como uma forma de incentivar os pescadores a cuidar da própria saúde. "Isso é muito importante, porque nós, pescadores, passamos mais tempo no mar do que em terra. Quando a gente chega, muitas vezes só quer ir pra casa e descansar, acabamos nem tendo tempo de cuidar da saúde. Aqui, quando a ação vem até nós, não tem desculpa."
Thyago Oliveira
Orientação sobre a importância da realização de exames de rotina para pescadores artesanais de Vitória.
O educador físico do SOE, Erivelton Cassol, destacou a importância de orientar esse grupo sobre a importância da atividade física. "Os pescadores formam um grupo muito específico, com uma rotina de vida bastante complicada. Eles têm esforço físico no trabalho, claro, mas fora disso acabam sendo muito sedentários, isso ficou evidente nas conversas que tive com eles. Por isso, é importante orientar sobre a prática de atividade física, para que, pelo menos quando estiverem em terra, consigam realizar algum tipo de exercício".
"Muitos desses homens não cuidam da saúde por falta de tempo e até de entendimento sobre a necessidade de se prevenir. Por isso, a nossa unidade tem esse olhar especial para o pescador. A gente se preocupa muito com a saúde desses trabalhadores, que são tão importantes para o Espírito Santo", destaca a Presidente da Associação de Moradores da Praia do Suá e Agente Comunitária de Saúde da US Praia do Suá, Rosinilda Justiniano.
A iniciativa ainda contou com a parceria do Apoio Contábil e Fiscal da Universidade Federal do Espírito Santo (NAF-UFES) e das Redes de Cidadania, que disponibilizaram serviços de atendimento fiscal, regularização de documentos, auxílio no recebimento de indenizações, entrega do Imposto de Renda, verificação de dívidas, entre outros.