Com a proximidade do verão, período marcado por temperaturas elevadas e aumento das chuvas, cresce também a preocupação com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Por isso, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) realiza, nesta quarta-feira (26), a partir das 8 horas, uma mobilização social contra a dengue no bairro Grande Vitória.
A iniciativa tem como objetivo alertar a população sobre os riscos da doença, e a importância dos cuidados para evitar a proliferação dos mosquitos.
Durante a ação, os agentes de Combate à Endemias do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental realizarão visitas domiciliares para orientar os moradores e vistoriar os imóveis para eliminação, tratamento de possíveis criadouros do mosquito, além de fazer a orientação educativa ao morador.
A ação também contará com a equipe da Central de Serviços, que vai realizar limpeza e recolhimento de materiais que possam servir de criadouro para o Aedes aegypti. Os moradores da região foram orientados a deixar o lixo para coleta na noite desta terça-feira (25), facilitando o trabalho das equipes durante a ação.
Além disso, também haverá uma caminhada com a participação de crianças que estudam nos CmeiI's da região, saindo da US Grande Vitória até a Praça Aylton Galant. Ao final da caminhada, a equipe de Educação em Saúde Ambiental promoverá atividades educativas, orientações e gincanas com os alunos dos Cmei's da região e moradores, reforçando as medidas de prevenção contra o mosquito transmissor da dengue.
"Essa ação é importante pois além de mobilizar a população recordamos de alguns cuidados básicos que devemos ter durante todo o ano mas que com a aproximação do verão e dos períodos de chuvas devemos redobrar o cuidado com nossa casa e quintais para evitarmos possíveis criadouros do mosquito uma vez que 80% dos focos são encontrados dentro das residências", destaca a diretora do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental, Wanessa Andrade.