Vitória Online - Internet liberada em diversas áreas da cidade
O Vitória Online é um conjunto de tecnologias que permite a qualquer cidadão acessar a internet utilizando uma rede sem fio, do tipo Wi-Fi.
O programa de rede pública na Prefeitura de Vitória começou em 2009 com o nome Vitória Digital e contava com sete localidades oferecendo o serviço. Em 2014 o projeto passou a ser chamado de Vitória Online e promove a inclusão digital, apoio ao turista e o desenvolvimento econômico do Município.
A abertura do sinal gratuito de internet contribui para a utilização, criação e manutenção de vários serviços, como acompanhamento de notícias, pesquisas educativas, criação e manutenção de blogs, participação de redes sociais, acesso a serviços municipais, bancários, compras governamentais e educação a distância.
Com mais de 320 mil habitantes, a capital tem uma infovia municipal denominada Rede Metrovix, que interliga todos os Equipamentos Urbanos Municipais. A iniciativa tem facilitado a ampliação do processo de democratização das informações por meio do acesso livre à internet.
Como funciona
A conexão à rede sem fio pode ser feita por notebook, tablet ou smartphone, para isso basta fazer um cadastro para entrar no sistema, o usuário, ao abrir o dispositivo deverá localizar a rede VitoriaOnline. Ao abrir o navegador, o internauta será direcionado para a página contendo o Termo de Permissão de Uso que garantirá o acesso livre à internet, após o aceite do usuário.
Qualidade da transmissão
Por se tratar da tecnologia Wi-Fi, os usuários precisam ficar próximo a antena, a tecnologia é similar a usada nas residências e escritórios por isso há uma limitação no alcance do sinal, de forma a ter a melhor qualidade do sinal é necessário que a pessoa consiga ver a antena, nessa condição se tem melhor qualidade de sinal. Já os que estão mais longe ou atrás de objetos denso, pior será a qualidade do sinal.
Onde acessar
No mapa interativo , pode ser encontrado o ponto de Wi-Fi do Vitória Online mais próximo de você. A pesquisa pode ser feita por bairro, facilitando a localização dos pontos de acesso à internet disponíveis na sua região.
Última atualização pela SEMFA em 20/09/2024, às 14h46