Secretaria de Meio Ambiente
- O que faz
- Acervo bibliográfico
- Ações educativas para coleta seletiva
- Áreas de proteção de manguezal
- Balneabilidade das Praias
- Campanha Praia Limpa
- Captação para Projetos Ambientais
- Centro do Projeto Tamar
- Centros de Educação ambiental
- Conselho de Meio Ambiente
- Disque-Silêncio
- Espaço Baleia Jubarte
- Estação Ilha do Lameirão
- Fiscalização de Esgoto
- Hora do Planeta
- Licenciamento e fiscalização ambiental
- Mangueando na Educação
- Manutenção de Áreas Verdes
- Paisagismo de áreas verdes
- Parque Mangue Seco
- Parques
- Plano Municipal de Coleta Seletiva
- Plantio e poda de árvores
- Pracão
- Praias
- Projeto Lua Cheia
- Trilhas na Gruta da Onça
- Vitória + Verde
- Viveiro de plantas medicinais
Parque Mangue Seco


O Parque Municipal Mangue Seco possui uma área de 20.052,28 m², com topografia acidentada e com relevo ondulado, incluindo-se afloramentos rochosos, característicos de Vitória. A vegetação é composta por árvores frutíferas, como jaqueiras, mangueiras e pitangueiras. Além disso, o parque dispõe de campo de futebol de areia, campo de voleibol de areia e playground.
A denominação Mangue Seco tem origem nas margens degradadas e assoreadas do canal da passagem, devido às invasões desordenadas, com a construção de palafitas e remoção da vegetação a partir da década de 80.
Criado pelo Decreto Municipal 11.881, de 11 de março de 2004, o parque originou-se de uma antiga chácara. Nos anos 50, a área foi cedida por meio de regime de comodato ao Liceu Ateneu Cachoeirense, para a implantação de uma escola da Campanha Nacional do Ensino Gratuito (CNEG).
Mas, a partir dos anos 80, a escola foi praticamente desativada, dando início, então, a frequentes ações degradadoras como invasões nos pontos extremos da propriedade, queimadas da vegetação, lançamento de lixo sobre o solo, corte de rochas, entre outras, principalmente, junto ao bairro Santa Martha e aos manguezais do canal da passagem.
Com a retirada dos invasores, o Governo do Estado retomou a posse da área e a cedeu ao município para que desenvolvesse projetos sociais, dentro de um planejamento urbanístico, com instalação de equipamentos que viessem atender à comunidade local.
Onde fica
Acessos:
- Rua Laury Tavares, Integração;
- Rua Benedito Muniz, Santa Martha - Ver no mapa
Aberto todos os dias, das 5 às 22 horas.
Fechado nas segundas entre 9 e 17h para manutenção
Última atualização pela SEMMAM em