Publicada em 26/11/2012, às 14h30 | Atualizada em 26/11/2012, às 17h27
Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Sistema de Gestão Escolar da Seme participa do Prêmio Inoves 2012

A rede municipal de educação conta com uma importante ferramenta tecnológica: o Sistema de Gestão Escolar (SGE), que, neste ano de 2012, concorre ao prêmio "Inovação na Gestão Pública do Espírito Santo" (Inoves).
O sistema integra a lista dos 143 projetos semifinalistas, de um total de 234 inscritos. Os grandes vencedores serão conhecidos na noite de premiação, no dia 6 de dezembro.
Eles concorrem em oito categorias, que são: "Desburocratização"; "Uso Eficiente dos Recursos Públicos"; "Valorização do Servidor"; "Atendimento ao Cidadão"; "Resultados para a Sociedade"; "Inclusão Social"; "Participação e Controle Social"; "Uso das Tecnologias de Informação" e "Comunicação".
Os vencedores do Inoves recebem troféus e certificado de reconhecimento, além de um kit de equipamentos de informática composto de desktops, notebooks e tablets no valor de R$ 15 mil.
SGE
Colocado em prática em 2010, através de um projeto piloto na Emef Adevalni Sysesmundo, em Jardim Camburi, o SGE mostrou-se extremamente eficiente. O marco inicial foi a realização da rematrícula on-line, e logo o sistema foi aplicado a outras 14 escolas municipais de ensino fundamental, beneficiando quase 10 mil alunos.
Ele atende às áreas administrativa, educacional e gestão da escola. Através da ferramenta, a secretaria realiza matrícula e rematrícula, define horários de aulas e calendário escolar, disponibiliza as pautas para professores, além de manter atualizado o cadastro dos alunos, com notas e desempenho, entre outras ações.
O sistema também permite a integração com o sistema "Educacenso", do Ministério da Educação, para atualização do censo escolar nacional e fornecimento de dados para que a Secretaria de Educação de Vitória avalie resultados e defina ações.
Matéria relacionada
Vitória se antecipa a um projeto do Senado e impõe limite de alunos por sala