Publicada em 10/01/2014, às 13h52
Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Moradores comemoram as obras e a modernização da avenida

A cobertura do valão, a construção de calçadas acessíveis e a modernização da avenida Leitão da Silva representam a realização de um sonho antigo para moradores dos bairros do entorno da via. "Passamos vários anos assistindo a atropelamentos, a acidentes no valão e alagamentos. Agora, esse projeto sai do papel e mostra que valeu a pena lutar tanto por essa obra", disse Maria Raquel Lopes, líder comunitária do Bairro São Benedito.
Ela acredita que todos os bairros ao longo da avenida vão crescer. "Os moradores vão ter mais orgulho de morar aqui", disse. A mesma emoção sentiu Lucinea dos Santos Martins, vice-presidente do Conselho Popular de Vitória (CPV). "Agora, a avenida vai ficar linda e o ambiente todo vai ser valorizado", disse. Nea, como é conhecida, lembra que morou na região até a década de 80. "Muitas melhorias já foram realizadas, mas faltava acertar a avenida, tapar o valão, criar a ciclovia e construir calçadas", disse.
O secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Max da Mata, destaca a importância da criação da ciclovia. "Teremos uma via segura para ciclistas, ligando várias comunidades e ligando a ciclovia da avenida Fernando Ferrari e outras vias, como a da Enseada do Suá e da Beira-Mar", disse o secretário.
Para o presidente do Movimento Comunitário de Andorinhas, Cleber Félix, a obra vai aumentar a qualidade de vida dos moradores. "O trânsito vai fluir mais para os motoristas, os ciclistas vão andar com segurança e os moradores vão ganhar uma rota para caminhadas. Vai melhorar a vida de todo mundo", disse. Ele lembra que muitas pessoas duvidavam que esse projeto sairia do papel. "Desta vez, temos certeza de nosso sonho será realizado", comemorou.