Publicada em 20/06/2014, às 14h28
Por Danielly Campos, com edição de SEGOV/SUB-COM
Saiba mais sobre o Projeto Orla Viva

Saiba mais sobre o projeto:
* Calçadão: será, na maior parte, um deck de madeira flutuante ou apoiado, para evitar aterros.
* Melhoria viária: a área do projeto vai do Cais do Hidroavião, em Santo Antônio, até Maria Ortiz. Além da orla, o território compreende a Rodovia Serafim Derenzi e se estende desde a Ponte do Príncipe, ao sul da ilha, até a Ponte da Passagem, no extremo norte, e todas as ruas estruturantes neste trecho. Melhorias serão feitas para que as pessoas possam deixar os carros e seguir a pé pelo calçadão.
* Passeio contínuo: a intervenção proporcionará um calçadão, um passeio contínuo, padronizado com um moderno desenho urbano, que ressaltará as belezas e outros elementos que identificam o local ao longo do percurso.
* Praça das Bandeiras: em Andorinhas, haverá uma pequena praça, na margem do canal ao lado da cabeceira da Ponte da Passagem, com pista de skate e mastros para as bandeiras do Brasil, do Espírito Santo e de Vitória.
* Mobiliário urbano: ao longo da orla noroeste haverá bancos, guarda-corpos, balizadores, postes de iluminação, lixeiras, placas, totens entre outros equipamentos. Haverá também atracadouros para barcos com até 6m de comprimento e que navegam em profundidades de 1m e espaço para os queimadores de mariscos.
* Ciclovia: uma faixa será delimitada para passeio ciclístico, demarcada e sinalizada.
* Rota das Paneleiras: será possível chegar ao espaço para acompanhar a produção artesanal e comercial da panela de barro, na região de Goiabeiras. Haverá um moderno centro de visitação.
* Na Estação Ecológica Municipal da Ilha do Lameirão, haverá um atracadouro e passarela suspensa sobre o manguezal.
* Em Jardim da Penha, na margem direita do canal, outra praça com um mirante alinhado com o eixo da avenida Nossa Senhora da Penha e deck.
* Na llha do Crisógono também está previsto um atracadouro para a navegação turística e educativa, passarela de acesso sobre o canal, mirante, centro de visitação e pista de caminhada.
* Na Ilha das Caieiras, terá polo gastronômico, atracadouro, central de beneficiamento de pescado, melhorias viárias para implantação do projeto Rua Viva e atracadouros.
* Em Estrelinha e Inhanguetá, será feita uma área de lazer com campo de futebol society de areia ou grama sintética, quadras de bocha, playground e academia da terceira idade.