Publicada em 25/06/2015, às 16h49

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi

Arraiá no Centro Pop faz a alegria de pessoas em situação de rua


Douglas Schneider
Arraiá Centro Pop
Arraiá do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para Pessoas em Situação de Rua animou os assistidos nesta quinta-feira (25)
Douglas Schneider
Arraiá Centro Pop
Apresentação teatral encenou o casamento entre Jeca e Lucrécia

Quadrilha, pescaria, argolas, boca do palhaço, delícias da roça e forró animaram o II Arraiá do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), na tarde desta quinta-feira (25).

O evento promoveu integração, alegria e descontração entre os usuários do espaço. Os assistidos participaram de brincadeiras e saborearam comidas típicas de festa junina, além de assistir a uma apresentação de teatro com o casamento de Jeca e Lucrécia Borges.

Há 12 anos vivendo em situação de rua, Walesson Santos, de 26 anos, disse como foi encenar a noiva na peça teatral. "Estar presente nessa festa é uma conquista, já me sinto um vencedor. Fico feliz com a oportunidade que todos estão me dando aqui e também por poder expor minha arte de representar", disse.

Douglas Schneider
Arraiá Centro Pop
Walesson Santos, que encenou a noiva, disse: "Fico feliz com a oportunidade que estão me dando e também por poder expor minha arte de representar"
Douglas Schneider
Arraiá Centro Pop
Thiago Pereira e Núbia dos Santos participaram da festa e destacaram a alegria dos participantes

O casal Thiago Pereira dos Santos, 29, e Núbia da Silva dos Santos, 32, frequenta o Centro Pop há um mês e gostou da festa. "Essa festa junina sempre ficará guardada nos nossos corações porque aqui só encontramos alegria nas pessoas", disse Thiago. Núbia complementou: "Temos aqui alegria e carinho. Todos somos iguais".

Para o assistido Paulo Silas, 27, os complementos fizeram a diferença na festa junina. "Na festa junina não pode faltar o forró, as meninas para dançar e as brincadeiras. A alegria está no nosso meio e faz a gente sorrir".

Integração

A assistente social do Centro Pop Yocléia Aureliano destacou a importância da ação. "É um momento positivo de integração dos técnicos com os assistidos. A sociedade discrimina e os vê como atores invisíveis. E nós não enxergamos eles assim. Pois todos merecem ser valorizados e são dignos de respeito pela sua história de vida".

O coordenador do Centro Pop, Mauro Motta, declarou: "Neste momento, podemos proporcionar, além do atendimento psicossocial, atividades lúdicas. Buscamos descontração, integração e favorecer o resgate de valores de pertencimento. Promovemos a confraternização, apesar da realidade tão dura dessas pessoas que vivem em situação de rua".

Douglas Schneider
Arraiá Centro Pop
Douglas Schneider
Arraiá Centro Pop
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)