Publicada em 28/08/2012, às 13h30 | Atualizada em 28/08/2012, às 14h00
Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Michelle Terra
Rapelistas instalam cabeamentos elétricos embaixo da nova Ponte da Passagem

Os moradores de Vitória irão ver, nos próximos 60 dias, 12 rapelistas especiais na nova Ponte da Passagem. Eles vão trabalhar durante esse período na instalação de peças de suporte - em forma de “U” – para a colocação futura dos novos cabeamentos elétricos e de telefonia da avenida Fernando Ferrari.
Cada peça tem 108 kg, com 3 metros de largura por 80 centímetros de altura. Elas são feitas de aço especial pintado e, ao todo, serão 59 alças instaladas embaixo da ponte. Cada suporte tem a capacidade de receber 16 tubos de 15 centímetros de diâmetro para a instalação dos cabos de energia e de telefonia/dados. Eles só serão inseridos após a conclusão da intervenção.
Os suportes serão instalados no segundo pilar da ponte, sentido Jardim da Penha – Santa Luzia, até o antepenúltimo pilar. Os rapelistas montadores vão trabalhar na instalação e soldagem do equipamento, sem contar que vão ajudar a montar uma passarela, que servirá de apoio à obra e depois poderá ser usada para a manutenção dos cabos.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Kleber Frizzera, o investimento nessa operação é de R$ 2,3 milhões. "Contratamos a EDP Escelsa para realizar a obra. A equipe que realizará o rapel é especializada no serviço", afirmou.
A operação não vai impactar o sistema de abastecimento de energia elétrica da ilha de Vitória. "Vamos fazer a nova rede embaixo da nova ponte. A velha permanecerá embaixo da ponte antiga. Ela só será desligada quando a nova estiver funcionando. Por isso, não há risco de suspensão do serviço".
Matérias relacionadas