Publicada em 28/06/2016, às 13h38 | Atualizada em 28/06/2016, às 18h43

Por Deyvison Longui, com edição de Matheus Thebaldi

Acelera Vix: Fábrica de Ideias será referência em inovação e economia criativa


Diego Alves
Assinatura de convenio fábrica de idéias
Prefeito Luciano Rezende e representantes do Ifes e do Sebrae participaram da assinatura do convênio para início do Acelera Vix na Fábrica de Ideias
Diego Alves
Assinatura de convenio fábrica de idéias
Prefeito destacou que a Fábrica de Ideias será referência no Estado e no País no quesito economia criativa

O primeiro passo para a capacitação de empreendedores para que eles possam procurar as aceleradoras, participar dos processos de seleção, receber investimentos e crescer foi dado na noite desta segunda-feira (27), na Fábrica de Ideias, em Jucutuquara.

A Prefeitura de Vitória, o Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado (Sebrae-ES) assinaram o termo para implementação do AceleraVix, programa que busca incentivar empreendedores e startups.

"Estamos aqui dando asas à Fábrica de Ideias para que ela possa ganhar força e fazer aquilo que ela tem que fazer: movimentar a economia criativa de Vitória, do Espírito Santo, do Brasil e do mundo. Esse espaço pode ter também várias atividades relacionadas a gastronomia, cultura, espaço para produção e internet rápida", apontou o prefeito da capital, Luciano Rezende.

O prefeito ainda destacou a importância da parceria. "Aqui teremos um modelo de governança compartilhada e inovadora, envolvendo um ente federal, que é o Ifes, o terceiro setor, no caso o Sebrae-ES, e o município. Todos trabalhando de forma integrada", afirmou.

Referência nacional

O reitor do Ifes, Denio Rebelo Arantes, enfatizou que o termo assinado com a Prefeitura é o primeiro passo para dinamizar a Fábrica de Ideias. "Estamos dando o primeiro passo do acordo, que é o AceleraVix. Passaremos a ser uma referência nacional em termos de inovação e economia criativa. "Ter esse local em Vitória será absolutamente importante pra gente ganhar pulso e acelerar esse processo. O Instituto Federal fica feliz em contribuir nessa iniciativa de desenvolvimento da cidade de Vitória", finalizou.

Vocação

Já para o diretor técnico do Sebrae-ES, Benildo Denadai, Vitória tem uma vocação especial para a área de serviços, principalmente para empreendimentos inovadores.

"Temos que explorar isso muito bem. No Sebrae-ES, já fazemos o trabalho de estimular esse tipo de empreendimento desde 2014, por meio do Sebrae up, que é um projeto novo, em parceria como o Sebrae Nacional, que estimula justamente modelos de negócios e produtos inovadores. E a gente quer trazer isso para dentro deste espaço. Temos que trabalhar juntos para fazer isso acontecer", afirmou.

AceleraVix

O secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling, elencou os serviços irão funcionar na Fábrica de Ideias a partir da parceria.

Entre eles, estão: Centro de Referência em Inovação e Arte, Centro de Referência em Educação Empreendedora e Inovação Aberta, núcleo encubador de empreendimentos, Polo de Inovação, Telessaúde, empresas Júnior do Ifes, túnel de vento, Centro de Apoio ao Empreendedor da Prefeitura, Centro Público de Economia Solidária e AceleraVix.

Krohling ainda explicou como o AceleraVix irá atuar no processo de pré-aceleração das empresas. "Com o AceleraVix, nós vamos preparar os empreendedores para participar desse processo de seleção. É por aí que a gente vai começar essa ocupação da Fábrica de Ideias. Vamos capacitar o empreendedor para que ele possa ir às aceleradoras, que têm investimentos privados, participar dos processos seletivos que elas lançarem, conseguirem aporte para investimentos e, então, caminhar", contou.

Modelo de negócio

Para o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV), André Gomyde, a Fábrica de Ideias é um dos elementos mais importantes do processo de inovação na capital. Ela e o Parque Tecnológico de Goiabeiras compõem os instrumentos que confirmam o que Vitória já vem trabalhando nos últimos três anos e a fez ganhar prêmios importantes na área de cidades inteligentes.

"Hoje, nosso desenvolvimento econômico é na prestação de serviços e na inovação. E o AceleraVix vai proporcionar que nossos empreendedores possam fazer seus negócios crescerem. Esse é um modelo de negócio que vai possibilitar que Vitória avance ainda mais".

Matéria relacionada

Parque Tecnológico: seminário marca lançamento do edital de licitação

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)