Publicada em 11/11/2016, às 12h42
Por Deyvison Longui, com edição de Matheus Thebaldi
AceleraVix funciona continuamente na Fábrica de Ideias desde agosto


A sala de aula inspira liberdade e informalidade, e o conteúdo ensinado também é bem diferente do tradicional. Os alunos são empreendedores e buscam lançar suas ideias e projetos no mercado consumidor.
Tudo isso acontece no AceleraVix, espaço disponível na Fábrica de Ideias desde agosto passado para os 36 empreendedores selecionados utilizarem, todos os dias da semana, e, assim, desenvolverem seus conceitos de inovação continuamente.
Esses alunos empreendedores trabalham temas voltados para o modelo de negócios; apresentação de ideias; construção e posicionamento da marca; gestão financeira; preparação de conteúdo para apresentação aos investidores; entre outros assuntos.
Ideias e visão
"O curso está me ajudando muito e me proporcionando uma ótima visão empresarial, principalmente para quem quer começar do zero, que é o meu caso. Praticamente todos os módulos são muito úteis para quem vai atuar nesse mercado, mas destaco a parte dedicada ao direito das startups, branding e valuations", disse o empreendedor Luiz Roberto, que pretende lançar com amigos um projeto ligado ao setor de futebol por meio de um aplicativo.
"A gente tem um projeto de contabilidade on-line. Tínhamos toda a estrutura, a ideia do negócio, mas aqui estamos conseguindo tirar ele do papel. Estamos conseguindo alavancar toda a área de estratégia, de marca, posição societária e a parte jurídica e mercadológica. Sem a ajuda do AceleraVix, seria muito difícil desenvolver esse sonho", contou o empreendedor Flávio Figueiredo da Silva, que pretende lançar o projeto com a ajuda da esposa até o final deste ano.
"Com a ajuda de amigos, queremos lançar uma cadeia de venda de produtos de pet shops diretamente ao dono do animal por meio de um aplicativo. Aqui, estamos aprendendo todo o processo para implantação do nosso projeto de startup, que queremos lançar até o final deste ano", contou Rafael Dias.


AceleraVix
À medida que os alunos vão aprendendo sobre cada conteúdo, a bagagem vai crescendo e proporcionando oportunidade para procurarem as aceleradoras e participarem dos processos de seleção ofertados por empresas e órgãos públicos, receberem investimentos e fazerem suas startups (modelo de negócio ou empresa em implantação) crescerem.
"O AceleraVix é uma pré-aceleradora de empresas de inovação que visa preparar e deixar os empreendedores aptos a irem às aceleradoras, que têm investimentos privados, participarem dos processos seletivos que elas lançarem, conseguirem aporte para investimentos e, então, desenvolverem-se através de investidores anjos", destacou o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling.
O secretário ressalta ainda que o AceleraVix foi lançado no final de junho, por meio de uma parceria entre Prefeitura de Vitória, Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes) e Sebrae-ES, que foi quem promoveu a seleção e está realizando a capacitação, que teve início em agosto passado e segue até o próximo dia 25 de novembro.
Aulas
As aulas ocorrem em módulos quinzenais, mas diariamente os empreendedores alunos contam com profissionais especializados que ficam em horário comercial no espaço do AceleraVix na Fábrica de Ideias para orientar e esclarecer dúvidas sobre a execução do projeto de cada um dos selecionados.
Nestas quinta (10) e sexta (11), por exemplo, o módulo abordado para os empreendedores é o de Gestão Financeira. Já neste sábado (12), o módulo é o de preparação de conteúdo para os investidores. Será uma aula prática na qual cada um vai levar seu projeto, apresentar e vender seu negócio para uma banca de professores.
Na ocasião, eles também vão receber orientações sobre como se comportar no momento da exposição do produto, de que forma falar, entre outras dicas que garantirão o contato positivo com os investidores.
Módulos
Além desses módulos, os empreendedores já participaram dos módulos de questões legais sobre startup, construção da marca, alinhamento entre sócios e seu papel na empresa, posicionamento de marca, elaboração de indicadores e consolidação do modelo de negócio. Ao todo, são 120 horas de aprendizado, e a previsão é ter uma nova turma de empreendedores capacitados a cada seis meses.

