Publicada em 19/10/2011, às 18h18
Por Jaqueline Vianna, com edição de Julia Beling
Afeto e liberdade na peça multimídia que trata da história de Nise da Silveira

Afeto e liberdade. Duas palavras sempre presentes no monólogo "Nise da Silveira, A Senhora das Imagens'" (RJ). Algumas vezes ditas de forma categórica, outras subentendidas em coreografias, gestos, ações e pensamentos da personagem que dá nome à peça. Nise foi uma das primeiras mulheres a se formar em Medicina no Brasil e revolucionou ao propor tratamento com o uso das artes em pacientes mentais. Uma história que vale a pena ser conferida e que teve sua primeira apresentação em Vitória nesta terça-feira (18), mas se repete nesta quarta-feira (19), às 21 horas, no Teatro Carlos Gomes.
A interpretação da atriz Mariana Terra é comovente e delicada. Não por acaso. Além da competência da artista em cena, ela tem uma história ligada à Nise. Seu pai, já falecido, também era psiquiatra e seguidor das técnicas da médica, que condenava, por exemplo, o uso de eletrochoque em pacientes. No entanto, o pai de Mariana usava o teatro como terapia, enquanto Nise preferia as imagens, como pinturas feitas pelos pacientes. Algumas de destaque e reconhecidas pela qualidade técnica por artistas do gênero.
Um pouco da trajetória da atriz é, ainda, contada em cena, confundindo personagem e intérprete. Mariana também ajudou a escrever o texto juntamente com o diretor Daniel Lobo, e parece se entregar de corpo e alma ao papel na peça que foi considerada pela Veja Rio uma das melhores de 2011 entre as apresentadas no Rio de Janeiro.
O espetáculo é multimídia e de encher os olhos. Mariana, muitas vezes, dança lindamente, em uma coreografia elaborada por ninguém menos que Ana Botafogo. Imagens são projetadas em uma tela no fundo do palco, o que contribui para a beleza do espetáculo e entendimento da história. Tudo feito sob um belo trabalho de iluminação e com trilha sonora do renomado pianista João Carlos Assis Brasil. Nise e Mariana ouvem a voz de seu inconsciente, narrada pelo ator Carlos Vereza.
A apresentação de "Nise da Silveira, A Senhora das Imagens'" faz parte da programação do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória, que teve início no último dia 13 e prossegue com programação variada até o próximo dia 23.