Publicada em 16/05/2019, às 14h32
Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi
Agendamento online de atendimentos chega aos Cras de Consolação e Maruípe


Mais dois Centros de Referência em Assistência Social (Cras) passaram a ofertar o agendamento online de seus serviços. Na manhã desta quinta-feira (16), a ferramenta foi lançada no Cras de Consolação (José dos Santos). Nesta tarde, foi a vez da unidade de Maruípe (Claudionor Lopes Pereira) também ser contemplada.
Nesta sexta (17), o sistema chegará à unidade de Inhanguetá (Cras Emílio Francisco da Vitória), completando a marcação de atendimentos pela internet ou pelo aplicativo Vitória Online nas 12 unidades da capital.
Em Consolação, a manhã foi de festa, a começar pela apresentação musical do grupo Tamo Junto, do Cajun do território.
Facilidade
"O agendamento online vai facilitar ainda mais o acesso aos moradores", disse Benedito dos Santos, morador de Consolação há mais de 40 anos.
"O agendamento online é muito importante para todos os Cras. Isso facilita para os cidadãos que têm dificuldade de locomoção. Nossa comunidade tem disponível o Telecentro, na rua Waldyr Meireles, nº 290, das 9 às 17 horas, com pessoas técnicas que podem ajudar vocês a realizar o agendamento online", ponderou a vice-liderança comunitária de Consolação, Maria das Graças Barbosa Martins.
Dignidade
"Quero agradecer a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) por trazer a ferramenta para o nosso território, pois traz dignidade para a população. Temos uma equipe muito esforçada e comprometida, que acompanha todos os dias as situações dos munícipes", explicou o coordenador do Cras de Consolação, Rogério Fukuda.
"O agendamento online veio para aprimorar e facilitar ainda mais os nossos serviços, com eficiência e qualidade no acesso. Esse acesso não precisa ser necessariamente no próprio Cras. Poderá ser feito através do computador ou no telefone (por meio do app Vitória Online) para fazer o agendamento. Amanhã (17), com muito orgulho, concluímos o agendamento online nos 12 Cras", disse a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling.
Serviços
Desenvolvida pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI), a ferramenta oferece quatro alternativas de serviços: CadÚnico (inscrição, atualização ou revisão); Benefício de Prestação Continuada - BPC (solicitação e revisão); Atendimento Coletivo, realizado pela equipe técnica para identificação de demandas e encaminhamentos; e Atendimento Particularizado.
O agendamento possibilita o registro de histórico de agendamentos e de atendimentos e emite relatórios, com praticidade, segurança e transparência.