Publicada em 09/05/2013, às 17h05 | Atualizada em 14/05/2013, às 11h08

Por Vinícius Yungtay, com edição de Matheus Thebaldi

Agentes da Guarda Civil Municipal podem se inscrever em cursos da Senasp


Elizabeth Nader
Telecentro da Guarda
Computadores instalados no telecentro da Guarda estão conectados ao Ministério da Justiça

As inscrições dos cursos a distância disponibilizados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) começam nesta sexta-feira (10). As matrículas podem ser realizadas até esta quinta-feira (16) e, para melhor aproveitar os cursos, os agentes de trânsito e comunitários da Guarda Civil Municipal de Vitória contam com um telecentro próprio, ligado ao satélite do Ministério da Justiça.

O telecentro faz parte do programa de formação e atualização permanente dos agentes e existe desde 2008. A estrutura é composta por 11 computadores ligados ao Ministério da Justiça e uma sala de videoconferência com capacidade para 30 pessoas e uma biblioteca. A sala funciona das 7 horas às 18h40 e é aberta a servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e de todos os órgãos de segurança em Vitória.

Os cursos da Senasp têm duração de 40 e 60 horas e abordam desde técnicas policiais, como uso progressivo da força, até legislação e estudos sobre violência, criminalidade e prevenção, direitos humanos, polícia comunitária e crimes ambientais. Existem mais de 60 cursos e neste novo ciclo estão sendo disponibilizados mais três novos: Segurança contra Incêndio e Pânico, Inglês 2 e Prevenção da Letalidade em Crianças e Adolescentes.

Ensino a distância

Criada em 2005 pela Senasp, em parceria com a Academia Nacional de Polícia, a Rede Nacional de Educação a Distância – Rede EAD-Senasp é uma escola virtual destinada aos profissionais de segurança pública em todo o Brasil. O objetivo é viabilizar o acesso desses profissionais à capacitação continuada, independentemente de onde estejam.

Os cursos da Rede destinam-se à capacitação continuada dos policiais militares, civis, peritos, bombeiros militares, guardas municipais e servidores do sistema prisional de todo o país. No ciclo anterior, que se encerrou em abril, foram capacitados mais de 100 mil profissionais.

Os profissionais de segurança pública inscrevem-se no próprio ambiente virtual de aprendizagem utilizando a ficha de inscrição disponível neste endereço. As fichas são avaliadas e homologadas pelos gestores de EAD após verificação das informações cadastrais.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)