Publicada em 09/05/2013, às 17h05 | Atualizada em 14/05/2013, às 11h08
Por Vinícius Yungtay, com edição de Matheus Thebaldi
Agentes da Guarda Civil Municipal podem se inscrever em cursos da Senasp

As inscrições dos cursos a distância disponibilizados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) começam nesta sexta-feira (10). As matrículas podem ser realizadas até esta quinta-feira (16) e, para melhor aproveitar os cursos, os agentes de trânsito e comunitários da Guarda Civil Municipal de Vitória contam com um telecentro próprio, ligado ao satélite do Ministério da Justiça.
O telecentro faz parte do programa de formação e atualização permanente dos agentes e existe desde 2008. A estrutura é composta por 11 computadores ligados ao Ministério da Justiça e uma sala de videoconferência com capacidade para 30 pessoas e uma biblioteca. A sala funciona das 7 horas às 18h40 e é aberta a servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e de todos os órgãos de segurança em Vitória.
Os cursos da Senasp têm duração de 40 e 60 horas e abordam desde técnicas policiais, como uso progressivo da força, até legislação e estudos sobre violência, criminalidade e prevenção, direitos humanos, polícia comunitária e crimes ambientais. Existem mais de 60 cursos e neste novo ciclo estão sendo disponibilizados mais três novos: Segurança contra Incêndio e Pânico, Inglês 2 e Prevenção da Letalidade em Crianças e Adolescentes.
Ensino a distância
Criada em 2005 pela Senasp, em parceria com a Academia Nacional de Polícia, a Rede Nacional de Educação a Distância – Rede EAD-Senasp é uma escola virtual destinada aos profissionais de segurança pública em todo o Brasil. O objetivo é viabilizar o acesso desses profissionais à capacitação continuada, independentemente de onde estejam.
Os cursos da Rede destinam-se à capacitação continuada dos policiais militares, civis, peritos, bombeiros militares, guardas municipais e servidores do sistema prisional de todo o país. No ciclo anterior, que se encerrou em abril, foram capacitados mais de 100 mil profissionais.
Os profissionais de segurança pública inscrevem-se no próprio ambiente virtual de aprendizagem utilizando a ficha de inscrição disponível neste endereço. As fichas são avaliadas e homologadas pelos gestores de EAD após verificação das informações cadastrais.