Publicada em 30/08/2018, às 18h01
Por Eduardo Brinco, com edição de Melissa Künsch
Agentes fazem treinamento com software de monitoramento do Cerco Inteligente

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) capacitou mais 17 agentes para utilização do banco de dados do Cerco Inteligente de Segurança. O treinamento, que aconteceu na Escola de Governo de Vitória (EGV) entre os dias 28 e 30 de agosto, contou com integrantes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal.
A capacitação conta com dois módulos: operacional (operações básicas do sistema, cadastramento de ocorrências, pesquisa básica e ações de alarme de primeira fase) e inteligência (uso extenso do sistema, ferramenta de análises criminais, acompanhamento de suspeitos, alarme de segunda fase e geração de relatórios operacionais e criminais).
Segundo o secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, a redução de roubos e furtos de veículos na capital foi de cerca de 50% até junho, e a expectativa é reduzir ainda mais.
"Além do roubo a carros, o Cerco Inteligente de Segurança tem ajudado a elucidar outros crimes. Tivemos casos até da utilização para prender um estuprador e um autor de atropelamento que evadiu do local. Quanto mais tivermos conhecimento da ferramenta, mais ela consegue auxiliar na segurança", afirma Calheira.
Sobre o Cerco Inteligente de Segurança
Todas as entradas e saídas de Vitória foram contempladas pelo Cerco Inteligente de Segurança. São 18 barreiras com 70 câmeras e sistema de monitoramento por Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), gerando um banco de dados com todos os veículos que transitam pela cidade.
As informações são cruzadas com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) e, no caso de restrição, os operadores da Ciom repassam todas as informações do veículo ao Ciodes para abordagem pelas equipes da Guarda Municipal ou da Polícia Militar.
Após a implantação do Cerco Inteligente de Segurança, a capital registra uma redução de 50% no número de furtos e roubos de veículos, numa comparação entre os meses de abril, quando teve início o sistema, e junho deste ano. Já são 43 veículos recuperados até agora.