Publicada em 18/03/2009, às 18h21 | Atualizada em 18/03/2009, às 18h22

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui

Alunos da rede municipal são premiados na Olimpíada de Matemática


Trinta e três alunos de escolas do ensino fundamental de Vitória foram premiados na 4ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O aluno da Éber Louzada Zippinotti, localizada em Jardim da Penha, Kelton Almeida Natali, conquistou a medalha de prata e os estudantes Cássio Alves da Silva, da João Bandeira, em Consolação, Daniel Ramos Brandão, da EMEF da UFES, no campus de Goiabeiras, ficaram com a medalha de bronze. A entrega da premiação será nesta quinta-feira (19), às 17 horas, no Centro de Convenções de Vitória, em Santa Lúcia.

Outros 30 alunos receberam menção honrosa por parte da comissão organizadora da olimpíada. Eles são alunos das escolas Álvaro de Castro Mattos (3), EMEF UFES (4), Jucelino K. de Oliveira (2), Heloísa Abreu Júdice de Mattos (3), Eliane Rodrigues (1), Adevalnir S. Ferreira Azevedo (3), Arthur da Costa e Silva (1), Ebér Louzada Zippinotti (6), Elzira Vivácqua dos Santos (2), Orlandina de Almeida (2), Vercenílio (1), Maria Costa Moraes (2), Tancredo de Almeida Neves (1), Anacleta Schneider (1) e Marechal Mascarenhas de Morais (1).

A prova foi realizada em maio do ano passado em todo o país. Em 2007, a OBMEP contou com a participação de mais de 17 milhões de alunos, de mais de 98% dos municípios brasileiros. A olimpíada é um projeto voltado para a escola pública, seus estudantes e professores, que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da matemática.

Idealizada para ser um projeto de longa duração, a OBMEP se caracteriza por um conjunto de atividades que vão desde a aplicação e correção das provas até o Programa de Iniciação Científica realizado em diversas partes do país. Graças a essas atividades, está se formando, gradativamente, uma rede de capacitação de alunos e professores em muitas escolas públicas do país.

Importância 

Os resultados decorrentes da participação na Olimpíada de Matemática são variados e é relevante sublinhar a capacitação e a importância do pensamento matemático na formação do aluno e do cidadão, contribuindo efetivamente para um bom desempenho escolar e para participação ativa na sociedade.

A experiência mostra que muitos participantes de Olimpíadas de Matemática melhoram seu desempenho em outras áreas e disciplinas escolares e os números evidenciam que vários deles apresentam excelentes índices de aprovação em concursos vestibulares de todas as áreas e nas mais renomadas instituições de ensino superior do Brasil.

Outro resultado da participação nas Olimpíadas de Matemática é a possibilidade de o aluno criar novos vínculos com a escola e também de mudança de atitude com relação à matemática. Desta maneira, o estudante sai da rotina da sala de aula, interagindo diretamente com colegas e professores, descobrindo a disciplina como linguagem viva de descrição de fenômenos naturais, científicos e tecnológicos, com seus métodos próprios de pensamento e de beleza própria.

Cabe ressaltar, também, o crescimento da autoconfiança e da autoestima do aluno, à medida que ele desenvolve sua capacidade de resolução de problemas. As habilidades de análise e crítica, constantemente enfatizadas no estudo da matemática, criam uma nova disposição para o estudo e uma melhor apreensão de conceitos de qualquer natureza.

 

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)