Publicada em 24/10/2013, às 17h39

Por Nelly Blanco (nebsilvaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Alunos de Resistência saem em caminhada para falar sobre descarte certo do lixo


Jonas Leal
Ação Compartilhada na EMEF Rita de Cásia Silva Oliveira no bairro Resistência
Alunos da Emef Rita de Cássia receberam instruções sobre coleta seletiva durante projeto executado na unidade

O movimento nasceu logo após a ação "Semse no seu bairro" chegar ao bairro Resistência. De um sonho de um bairro melhor, teve início a "Ação Compartilhada: Resistência", cuja primeira atividade acontece nesta sexta-feira (25), pelas mãos da própria comunidade.

A primeira atividade será uma caminhada educativa. Às 8h30, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rita de Cássia irão caminhar pela comunidade junto a monitores, visitando os moradores e o comércio para explicar como descartar os resíduos de forma correta, respeitando o horário de coleta e o código de limpeza pública.

"Marcamos reuniões para discutir com os representantes de Resistência os serviços prestados dentro do bairro. As reuniões aconteciam na Emef Rita de Cássia. E a principal preocupação eram os resíduos jogados em via pública. Assim, buscamos soluções junto com a comunidade. Agora acontece a nossa primeira ação", explicou o coordenador de Coleta Seletiva, Admilson Dias.

"Após reuniões com a comunidade e com os representantes dos órgãos municipais instalados no bairro, foi criada uma comissão, que tem como objetivo discutir e promover atividades para melhoria dos serviços municipais no bairro. E decidiu-se fazer essa ação educativa na comunidade sobre como se faz coleta seletiva e sobre a importância de se colocar o lixo no lugar certo e na hora certa", contou o gerente de Recebimento, Beneficiamento e Destinação, Marcos Marinho Delmaestro. 

"Tudo começou com uma reunião aqui na escola. Inverter a lógica foi interessante. A Prefeitura ir à escola por meio da Secretaria Municipal de Serviços foi bom. Ver a comunidade na escola, entender a formação. Tudo isso é uma aproximação muito legal. As pessoas têm que vir, têm que ter vontade de trabalhar juntas. Assim, pudemos fazer apontamentos, como a falta de equipamentos de coleta seletiva no bairro", contou a pedagoga Maria Regina Lopes Gomes.

"Hoje, em todos os equipamentos públicos de Resistência (Cras, escolas e unidades de saúde), há um equipamento coletor preparado para recebimento de material passível de reciclagem. E colocamos também um equipamento de rua América do Sul, esquina com Novo Horizonte, uma área de comércio do bairro", contou o coordenador de Coleta Seletiva, Admilson Dias.

Alunos e comunidade

Jonas Leal
Ação Compartilhada na EMEF Rita de Cásia Silva Oliveira no bairro Resistência
Alunos participaram de projeto de meio ambiente para elaborar desenhos temáticos para espaço do PEV na Emef Rita de Cássia

Os alunos da Emef Rita de Cássia também foram envolvidos em um projeto no qual prepararam a área de recebimento do equipamento de coleta seletiva na escola com desenhos temáticos. A aluna da 8ª série Joyce de Souza, do turno matutino, sabe da importância da coleta seletiva e está muito feliz em poder deixar sua contribuição em forma de desenho, propiciando um ambiente mais bonito e ao mesmo tempo ajudando o meio ambiente. "Pretendo começar a coleta seletiva em minha casa", contou.

A aluna já participava do projeto de desenho existente na escola desde 2012, no qual os alunos aprendem técnicas de desenho. Mas, ao saber do novo projeto de meio ambiente, com a implantação da coleta seletiva na sua escola, surgiu a ideia de exercitar as suas técnicas aprendidas no projeto anterior em desenhos ilustrativos sobre a coleta no espaço embaixo da escada que dá acesso à cozinha e à sala dos professores, onde ficará o equipamento de descarte de materiais recicláveis, que se tornou um Posto de Entrega Voluntária (PEV).

O aluno Mayck Nunes, também aluno da 8ª série do turno matutino, contou que sempre estudou na escola e que está adorando participar do novo projeto. "Desde pequeno gosto de música e desenhos. E tenho melhorado minhas técnicas com o que aprendo na escola", afirmou. Mayck ainda acrescentou que gostou da ideia de dar nova imagem ao espaço que será utilizado para a colocação do PEV.

"Eu já tinha conhecimento da coleta seletiva e sei da importância da mesma para não contaminar o meio ambiente. Quero levar a coleta para minha residência também", afirmou Mayck.

Já para o aluno Wesley Vasconcelos, da 7ª série do turno matutino, o mais importante é participar com os desenhos como forma de mensagens sobre a necessidade de fazer a coleta seletiva. "Apesar de eu já ter ouvido falar de coleta seletiva, não sabia como fazê-la. Agora, por estar participando desse novo projeto de meio ambiente, eu aprendi a fazer a separação correta dos materiais sólidos descartados. É importante que cada aluno jogue o lixo certo no lugar certo", destacou.

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