Publicada em 24/10/2013, às 17h39
Por Nelly Blanco (nebsilvaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Alunos de Resistência saem em caminhada para falar sobre descarte certo do lixo

O movimento nasceu logo após a ação "Semse no seu bairro" chegar ao bairro Resistência. De um sonho de um bairro melhor, teve início a "Ação Compartilhada: Resistência", cuja primeira atividade acontece nesta sexta-feira (25), pelas mãos da própria comunidade.
A primeira atividade será uma caminhada educativa. Às 8h30, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rita de Cássia irão caminhar pela comunidade junto a monitores, visitando os moradores e o comércio para explicar como descartar os resíduos de forma correta, respeitando o horário de coleta e o código de limpeza pública.
"Marcamos reuniões para discutir com os representantes de Resistência os serviços prestados dentro do bairro. As reuniões aconteciam na Emef Rita de Cássia. E a principal preocupação eram os resíduos jogados em via pública. Assim, buscamos soluções junto com a comunidade. Agora acontece a nossa primeira ação", explicou o coordenador de Coleta Seletiva, Admilson Dias.
"Após reuniões com a comunidade e com os representantes dos órgãos municipais instalados no bairro, foi criada uma comissão, que tem como objetivo discutir e promover atividades para melhoria dos serviços municipais no bairro. E decidiu-se fazer essa ação educativa na comunidade sobre como se faz coleta seletiva e sobre a importância de se colocar o lixo no lugar certo e na hora certa", contou o gerente de Recebimento, Beneficiamento e Destinação, Marcos Marinho Delmaestro.
"Tudo começou com uma reunião aqui na escola. Inverter a lógica foi interessante. A Prefeitura ir à escola por meio da Secretaria Municipal de Serviços foi bom. Ver a comunidade na escola, entender a formação. Tudo isso é uma aproximação muito legal. As pessoas têm que vir, têm que ter vontade de trabalhar juntas. Assim, pudemos fazer apontamentos, como a falta de equipamentos de coleta seletiva no bairro", contou a pedagoga Maria Regina Lopes Gomes.
"Hoje, em todos os equipamentos públicos de Resistência (Cras, escolas e unidades de saúde), há um equipamento coletor preparado para recebimento de material passível de reciclagem. E colocamos também um equipamento de rua América do Sul, esquina com Novo Horizonte, uma área de comércio do bairro", contou o coordenador de Coleta Seletiva, Admilson Dias.
Alunos e comunidade

Os alunos da Emef Rita de Cássia também foram envolvidos em um projeto no qual prepararam a área de recebimento do equipamento de coleta seletiva na escola com desenhos temáticos. A aluna da 8ª série Joyce de Souza, do turno matutino, sabe da importância da coleta seletiva e está muito feliz em poder deixar sua contribuição em forma de desenho, propiciando um ambiente mais bonito e ao mesmo tempo ajudando o meio ambiente. "Pretendo começar a coleta seletiva em minha casa", contou.
A aluna já participava do projeto de desenho existente na escola desde 2012, no qual os alunos aprendem técnicas de desenho. Mas, ao saber do novo projeto de meio ambiente, com a implantação da coleta seletiva na sua escola, surgiu a ideia de exercitar as suas técnicas aprendidas no projeto anterior em desenhos ilustrativos sobre a coleta no espaço embaixo da escada que dá acesso à cozinha e à sala dos professores, onde ficará o equipamento de descarte de materiais recicláveis, que se tornou um Posto de Entrega Voluntária (PEV).
O aluno Mayck Nunes, também aluno da 8ª série do turno matutino, contou que sempre estudou na escola e que está adorando participar do novo projeto. "Desde pequeno gosto de música e desenhos. E tenho melhorado minhas técnicas com o que aprendo na escola", afirmou. Mayck ainda acrescentou que gostou da ideia de dar nova imagem ao espaço que será utilizado para a colocação do PEV.
"Eu já tinha conhecimento da coleta seletiva e sei da importância da mesma para não contaminar o meio ambiente. Quero levar a coleta para minha residência também", afirmou Mayck.
Já para o aluno Wesley Vasconcelos, da 7ª série do turno matutino, o mais importante é participar com os desenhos como forma de mensagens sobre a necessidade de fazer a coleta seletiva. "Apesar de eu já ter ouvido falar de coleta seletiva, não sabia como fazê-la. Agora, por estar participando desse novo projeto de meio ambiente, eu aprendi a fazer a separação correta dos materiais sólidos descartados. É importante que cada aluno jogue o lixo certo no lugar certo", destacou.