Publicada em 07/08/2009, às 16h41 | Atualizada em 07/08/2009, às 16h43
Por Suzana Tatagiba, com edição de Deyvison Longui
Artesanato e comidas capixabas no Festival Mix Brasil

Quem for assistir ao Festival Mix Brasil, no Mercado São Sebastião, neste sábado (08) e domingo (09), terá também a oportunidade de prestigiar e aproveitar o artesanato e a gastronomia de Vitória.
Vários boxes do mercado serão ocupados por grupos produtivos apoiados pela Secretaria de Trabalho e Geração de Renda (Setger) e pelos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) ,da Secretaria de Assistência Social (Semas).
Bijuterias finas, bolsas artesanais, bordados em lençóis, toalhas de mesa, banho e rosto serão comercializados pelos grupos Flor de Joá, do Bairro Conquista, e Mulheres que Brilham, do Itararé.
Já a moqueca, a torta capixaba, mariscada, as moquequinhas de siri, além do bobó de camarão, e outros quitutes preparados com frutos do mar ficam por conta do grupo Delícias da Ilha. As comidinhas típicas do Espírito Santo estarão sendo vendidas a preços agradáveis, de 5 a 10 reais a porção.
Evento
O Mix Brasil é o segundo evento realizado pela Prefeitura de Vitória no Mercado São Sebastião. O primeiro, Mercado Literário, que aconteceu nos dias 24 e 25 de julho, reuniu escritores da terra, artesãos e grupos culinários de vários bairros de Vitória. O encontro foi bem recebido pelos moradores da capital que gostaram dessa mistura bem capixaba.
"Eventos como esses são importantes para a população de Vitória e os turistas conhecerem os trabalhos dos artistas locais, além de ser uma boa oportunidade de geração de renda para esses grupos que irão expor no mercado", declarou o secretário de do Trabalho e Geração de Renda, Domingos Sávio Gava.
Conheça um pouco mais sobre os grupos produtivos capixabas
Mulheres que Brilham: O grupo surgiu através das oficinas motivacionais promovidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e, hoje, com acompanhamento da Setger, se reúne três dias por semana, em Itararé, para produzir bijuterias, bolsas, chaveiros e pesos de porta.
Flor de Joá: Sob orientação técnica, desde 2007, da Setger, o grupo do bairro Conquista é composto por 10 mulheres que produzem artesanatos e trabalhos manuais, como bordados em toalhas de mesa, banho e rosto, lençóis, panos de prato, caminhos de mesa, pegador de panelas e luvas.
Delícias da Ilha: Formado por mulheres da Ilha das Caieiras que mantém a tradição no preparo e comercialização de produtos a base de frutos do mar. Além de venderem sua produção através de encomendas, elas também participam de feiras e do festival de torta capixaba.