Publicada em 22/07/2013, às 17h07 | Atualizada em 02/08/2013, às 11h04
Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Artesãos podem concorrer a vagas na feira da Praça dos Namorados até esta quinta

Artesãos interessados em participar do Programa Artes na Praça, na Praça dos Namorados, na Praia do Canto, podem procurar a Secretaria de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória até esta quinta-feira (8).
No total, serão oferecidas 40 vagas e haverá formação de cadastro de reserva com validade de um ano. A avaliação será por meio de avaliação de produtos de acordo com a ordem e pontuação de critérios, como qualidade e acabamento, originalidade, inovação, matéria-prima local, elementos iconográficos e sustentabilidade ambiental. A pontuação vai de 0 a 10.
Os artesãos deverão comparecer à sede da Prefeitura de Vitória, na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, nº 1927, em Bento Ferreira, de segunda a sexta-feira, das 9 às 11 horas e das 13 às 17 horas, portando os documentos relacionados em edital que pode ser aberto aqui.
Segundo a coordenadora do Programa Artes na Praça, Ana Paula Messias Pagani, será uma ótima oportunidade para artesãos qualificados exporem sua arte de maneira organizada. "São normalmente vagas concorridas e haverá rigor e critérios claros na escolha. Moradores e turistas devem se surpreender com a beleza e delicadeza dos produtos".
Resultado
Os produtos deverão ser entregues em dois envelopes e uma caixa para avaliação da comissão especializada. A relação com o nome dos artesãos aprovados na seleção será publicada no dia 31 de agosto.
A praça é uma boa opção de lazer nos finais de semana para moradores e turistas. Com mais de 20 anos de tradição, o Programa Artes na Praça conta atualmente com 224 expositores, sendo 182 de artesanato e 42 na área de alimentação, funcionando aos sábados e domingos, das 18 às 22 horas.

As barracas expõem objetos de decoração, como quadros, vasos, luminárias, castiçais, tapetes, almofadas, esculturas em metais e pedras, arranjos decorativos e velas coloridas. Também há roupas de cama, mesa e banho bordadas e pintadas a mão, bolsas e calçados confeccionados de forma artesanal, assim como joias e bijuterias feitas em pedras, metais e fios.
Para a criançada, são comercializados brinquedos em madeira, jogos educativos, bonecas de pano e fantoches. E no local também há brinquedos como pula-pula, cama elástica, carrinhos elétricos e pôneis.
Na parte de alimentos, os expositores oferecem uma diversidade de doces e salgados. São vendidos desde as típicas comidas capixabas, como a famosa torta capixaba, até os quitutes tradicionais de praça, como bolos, docinhos, cachorro-quente e pizzas, entre muitas outras delícias.