Publicada em 10/02/2020, às 18h33
Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi
Árvores com risco de queda são retiradas e Semmam faz manejo em parques
A equipe da Gerência de Áreas Verdes (GAV/Semmam) realiza esta semana o trabalho de retirada de árvores exóticas invasoras, bem como espécies mortas, com declínio vegetativo ou risco de queda, visando proteger as pessoas e propriedades de eventuais acidentes.
A gerente de Áreas Verdes, Giselle Guimarães, informa que todos os exemplares foram avaliados por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam). Entre os serviços, estão:
- um exemplar arbóreo não identificado com seis metros de altura na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, na calçada da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira, que se encontra seco e com risco de queda de galhos e do próprio vegetal. Em substituição, será plantado um exemplar de Oiti.
- dois exemplares de Ferruginea com altura de oito metros na avenida Paulino Muller, esquina com a avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, em Ilha de Santa Maria, inseridos na calçada do imóvel. As árvores estão sob fiação e encontram-se em avançado declínio vegetativo e com risco de queda. Em substituição, serão plantadas duas árvores da mesma espécie.
- um exemplar de Ficus com altura entre quatro e oito metros e de caule ramificado na rua Lucínio dos Santos Conte, calçada do estacionamento do Hortomercado, na Enseada do Suá. A árvore encontra-se encostada no gradil do estacionamento, causando danos ao imóvel. "A espécie não é indicada para plantio na arborização urbana, pois possui um sistema radicular extremamente agressivo, o que torna sua poda inviável, pois rapidamente outras raízes crescerão e causarão o mesmo dano", informou a Giselle.
- um exemplar de Algodão da Praia com oito metros de altura na praça Wolgano Neto, em Jardim da Penha. Devido as fortes ventanias, a árvore quebrou em sua primeira bifurcação, causando assim a instabilidade no exemplar. Em substituição, será plantada uma muda de Pau Ferro.
- duas Palmeiras Cariotasna na alameda Dom Emanuel, em Mata da Praia. Os exemplares estão com raízes expostas e com risco de queda. Em substituição, serão plantadas três Palmeiras Solitárias.
- um exemplar de Albizia com cerca de oito metros de altura na avenida Antônio Borges, em Mata da Praia, que apresenta declínio vegetativo. Em substituição, será plantado um exemplar de Tespesia.
- dois exemplares de Sibipiruna medindo nove e sete metros de altura na rua Carlos Delgado Pinto, 114, em Jardim Camburi, que declinaram devido ao acometimento de brocas. Em substituição, serão plantadas três mudas de árvore Samambaia.
- um exemplar de Pata de Vaca com cerca de seis metros de altura na rua Walcir Tapias Oliveira, nº 58, em Antônio Honório. Devido ao corte de raízes grossas para construção de calçada, a estabilidade do vegetal foi afetada. Em substituição, será plantado um exemplar de Flor de Rainha.
Manejo nos Parques Horto de Maruípe e Alfonso Pastore
Nesta semana, o Parque Horto de Maruípe e o Parque Padre Alfonso Pastore serão contemplados pelos trabalhos de manejo. Serão retiradas no Horto de Maruípe 16 árvores em declínio vegetativo, infestadas de cupins e com risco de queda. Em substituição, serão plantadas 10 novas mudas de Flor de Rainha e Lofântera.
No Parque Padre Alfonso Pastore, serão feitas as retiradas de um exemplar de Aderne com cerca de 15 metros de altura e um exemplar de Almesca com 10 metros de altura. Os vegetais encontram-se com a copa desequilibrada, galhos secos e o tronco e raízes com manifestação de cancro. Em substituição, serão plantadas uma muda de Almesca, uma de Camboatã e uma de Araçá Rosa.
Legislação
O monitoramento e o controle do estado vegetativo e o manejo da arborização são previstos no Decreto 17.699/2019, que estabelece o Plano Diretor de Arborização e Áreas Verdes do Município e Vitória (PDA).
Além disso, todas as retiradas citadas se enquadram nas diretrizes e nos procedimentos técnicos apresentados nas normas e legislações pertinentes, especialmente a lei municipal 8.696/2014, que dispõe sobre o uso e a gestão da arborização urbana e das áreas verdes de uso público no município de Vitória.