Publicada em 25/05/2022, às 13h25 | Atualizada em 25/05/2022, às 13h34
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Assistência Social promove integração entre adolescentes e suas famílias


O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Consolação promoveu nesta terça-feira (24) um encontro com adolescentes e suas famílias no Parque Botânico da Vale, localizado em Jardim Camburi, direcionado às famílias atendidas e aos adolescentes usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Projovem.
De acordo com a assistente social, que atua naquele Cras, Dalita Gorza, a proposta é contribuir no processo de fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário, e na prevenção de situações de risco social. "Estas ações contribuem para o fortalecimento das relações familiares, em especial, com os adolescentes. Esses passeios fazem muito bem às famílias", reforçou.
Para a dona de casa Gilmara de Almeida Devale, receber o convite para participar do passeio foi muito especial. "Esse é um momento de unir o bom com o melhor. A gente conhece lugares diferentes, pessoas e fica mais tempo com o filho. Estou amando", comentou ela.
Gilmara acrescentou que a participação do filho no Projovem tornou a relação deles, que já era boa, ainda melhor. "O trabalho que eles (a equipe do Cras) fazem lá é muito bom. Eu me sinto acolhida. Meu filho vai feliz para o Projovem. Há integração com outros adolescentes, com as famílias melhora o diálogo em casa. Nesse passeio já saí de casa animada e, agora, vou voltar ainda mais feliz", contou Gilmara, mãe de Darlyson Devale Pina, de 15 anos.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Jovens - Projovem é complementar às ações desenvolvidas pelos Cras junto às famílias e com a comunidade, na proteção e no desenvolvimento dos adolescentes e jovens de 15 a 17 anos de idade, que estejam em situação de vulnerabilidade social.
"Em Vitória, o projovem possui 25 grupos de adolescentes com o objetivo de fortalecer vínculos familiares e comunitários e desenvolver capacidades e potencialidades que os jovens possuem. As juventudes são um grupo importante e com enorme capacidade para a Assistência Social", reforçou a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz.

