Publicada em 25/05/2022, às 13h25 | Atualizada em 25/05/2022, às 13h34

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Assistência Social promove integração entre adolescentes e suas famílias


Foto Divulgação
Integração com adolescentes do Projovem
Integração dos adolescentes do Projovem com suas famílias.
Foto Divulgação
Gilmara de Almeida Devale e Darlyson Devale Pina
Gilmara de Almeida Devale e Darlyson Devale Pina.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Consolação promoveu nesta terça-feira (24) um encontro com adolescentes e suas famílias no Parque Botânico da Vale, localizado em Jardim Camburi, direcionado às famílias atendidas e aos adolescentes usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Projovem.

De acordo com a assistente social, que atua naquele Cras, Dalita Gorza, a proposta é contribuir no processo de fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário, e na prevenção de situações de risco social. "Estas ações contribuem para o fortalecimento das relações familiares, em especial, com os adolescentes. Esses passeios fazem muito bem às famílias", reforçou.

Para a dona de casa Gilmara de Almeida Devale, receber o convite para participar do passeio foi muito especial. "Esse é um momento de unir o bom com o melhor. A gente conhece lugares diferentes, pessoas e fica mais tempo com o filho. Estou amando", comentou ela.

Gilmara acrescentou que a participação do filho no Projovem tornou a relação deles, que já era boa, ainda melhor. "O trabalho que eles (a equipe do Cras) fazem lá é muito bom. Eu me sinto acolhida. Meu filho vai feliz para o Projovem. Há integração com outros adolescentes, com as famílias melhora o diálogo em casa. Nesse passeio já saí de casa animada e, agora, vou voltar ainda mais feliz", contou Gilmara, mãe de Darlyson Devale Pina, de 15 anos.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Jovens - Projovem é complementar às ações desenvolvidas pelos Cras junto às famílias e com a comunidade, na proteção e no desenvolvimento dos adolescentes e jovens de 15 a 17 anos de idade, que estejam em situação de vulnerabilidade social.

"Em Vitória, o projovem possui 25 grupos de adolescentes com o objetivo de fortalecer vínculos familiares e comunitários e desenvolver capacidades e potencialidades que os  jovens possuem.  As juventudes são um grupo importante e com enorme capacidade para a Assistência Social", reforçou a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz. 

Foto Divulgação
Integração com adolescentes do Projovem
Integração dos adolescentes do Projovem com suas famílias.
Foto Divulgação
Integração com adolescentes do Projovem
Integração dos adolescentes do Projovem com suas famílias.
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)