Publicada em 27/05/2010, às 13h14
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui
Ato público em favor da diversidade sexual e pelo fim da homofobia será segunda

Nesta segunda-feira (31), a partir das 13h30, a escadaria da Assembleia Legislativa será espaço de manifestação contra o preconceito a homossexuais e em favor da diversidade sexual, com a realização do III Ato Público pelo Fim da Homofobia: movimento de gente que quer viver a diferença!
A atividade, alusiva ao Dia Internacional de Luta pelo Fim da Homofobia (17 de maio), é promovida pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), em parceria com o Fórum Estadual em Defesa dos Direitos LGBT e Fórum Municipal em Defesa da Cidadania LGBT de Vitória.
O secretário municipal de Cidadania e Direitos Humanos de Vitória, Eliézer Tavares, afirma que é preciso dar visibilidade à temática. "Mesmo com todos os avanços que conquistamos até agora, em pleno século XXI ainda precisamos aprender a respeitar o outro na sua diferença", pondera.
A programação terá ações culturais e políticas, além da apresentação dos 37 direitos civis negados aos homossexuais e leitura dos nomes das travestis e transexuais assassinadas em 2010.
Estarão presentes entidades municipais e estaduais do movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), movimentos sociais de segmentos variados, representantes de instituições públicas, do Poder Legislativo e dos conselhos Estadual e Municipal de Direitos Humanos.
Vitória sem Homofobia
A homofobia é caracterizada pelo medo, aversão ou ódio contra homossexuais ou pessoas que se relacionam afetivamente com outras do mesmo sexo. Pode se manifestar de diversas formas, entre elas o preconceito, a discriminação, a violência verbal ou física.
Desde 2005, a Semcid coordena o Programa Vitória sem Homofobia, que tem ações voltadas para o reconhecimento e o respeito à diversidade sexual, para a prevenção da homofobia institucional e social, além de fortalecer o exercício da cidadania do segmento LGBT.
O programa faz a articulação com outras políticas sociais da Prefeitura de Vitória e com as entidades do movimento LGBT, tendo por base os seguintes eixos de atuação: educação e cultura, saúde, garantia de direitos, trabalho e geração de renda, assistência social e fortalecimento do movimento LGBT.

Programação
13h30 - Abertura
Apresentações Culturais
Manifestações:
Movimento LGBT da Grande Vitória
Movimento LGBT da Região Norte e Sul do Espírito Santo
Movimentos Sociais
Representantes de Instituições Públicas
Representantes do Poder Legislativo
Conselhos de Direitos Humanos Estadual e Municipal de Vitória
Apresentação dos 37 direitos civis negados aos homossexuais
Leitura dos nomes das Travestis e Transexuais assassinadas em 2010
17h - Encerramento