Publicada em 02/12/2021, às 15h40 | Atualizada em 02/12/2021, às 16h17

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Atualização cadastral para atuação de novos feirantes na capital


Leonardo Silveira
Feira Livre em Itararé

Para oportunizar que novos feirantes atuem na capital, organizar e ofertar mais produtos nas feiras livres de Vitória, a Central de Serviços, por meio da Gerência e Coordenação de Feiras Livres, alerta para que as pessoas que estão na fila de espera por uma vaga façam a atualização de sua ficha cadastral junto à Prefeitura de Vitória.

O secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, explicou que a principal intenção do cadastro é dar oportunidade para que na falta de um feirante outro possa vender seus produtos. “Nesses primeiros meses do ano, trabalhamos para reorganizar os espaços dando mais comodidade aos feirantes e melhorando a circulação dos frequentadores nas feiras”, contou Amorim.

De acordo com o gerente de Mercados e Feiras Livres, Leon Mombrine Souza, a lista de reservas amplia as possibilidades de oferta de produtos nas feiras e dá oportunidade de mais famílias terem uma fonte de geração de renda, a partir do trabalho desse mercado ao ar livre.

Esta também é a opinião do coordenador de Feiras Livres Elizandro Dettmnan Duarte que acrescentou: “Feira é, também, local de apresentação de produtos inovadores, o cadastro reserva é para criarmos um banco de dados com possíveis feirantes que possam ocupar o espaço de outro que vir a desistir de seu tabuleiro”, explicou.

CADASTRO

Para trabalhar nas feiras livres de Vitória, é preciso ter uma licença da Prefeitura Municipal. O alvará de autorização de uso é concedido a pessoas físicas, cooperativas, associações de produtores ou artesãos e instituições assistenciais situadas no município, conforme o Decreto Municipal 11.975/2004 (Artigos 251 a 276).

Os interessados em atuar como feirantes devem fazer a solicitação por meio do Protocolo Geral da Prefeitura. Para isso, devem preencher um formulário disponível nos balcões do Protocolo, indicando a atividade e a feira pretendidas, e apresentar os seguintes documentos:

  • Cópia de Carteira de identidade;Cópia do CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Duas fotos 3x4;
  • Certidão de Débitos de Tributos Municipais;
  • Atestado médico;
  • Certificado do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), se for trabalhar com equipamento de medição de peso ou volume.

O pedido de licenciamento é analisado pela Secretaria Central de Serviços., que avalia, dentre outros, se há disponibilidade de vaga para a atividade e feira solicitadas. Uma vez deferido, é autorizada a emissão do alvará de autorização de uso.

Protocolo Geral da PMV

Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927, Bento Ferreira. Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.

Os processos também podem ser cadastrados pelo próprio feirante pela Internet, pelo site da Prefeitura.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)