Publicada em 09/05/2022, às 14h55

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Luis Oliveira

Aula de vivência em esportes náuticos para estudantes de Emef em São Cristóvão


Luis Oliveira
Aula de vivência em esportes náuticos - Emef ODL
Aula de vivência em esportes náuticos para estudnates da Emef Orlandina D'Almeida Lucas. (ampliar)
Luis Oliveira
Aula de vivência em esportes náuticos - Emef ODL
Aula de vivência em esportes náuticos para estudnates da Emef Orlandina D'Almeida Lucas. (ampliar)

O uniforme deu lugar aos coletes salva-vidas, e a bola foi substituída pelo remo. Muita diversão e aprendizado para os estudantes da turma do 8° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Orlandina D'Almeida Lucas, que fica em São Cristóvão, na aula de campo de vivência em esportes náuticos, realizada no parque aquático da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

A oportunidade permitiu aos estudantes vivenciar dois esportes náuticos por impulso de força humana: o caiaque e o stand up paddle, modalidade em que o atleta rema de pé, em cima de uma prancha. Eles conheceram os equipamentos, procedimentos de segurança e técnicas necessárias para a prática correta e segura. Antes, em sala de aula, os estudantes já haviam treinado os movimentos utilizando skates, além de terem conversado sobre a proposta dos esportes, suas características e ainda sobre o direito ao esporte e lazer.

Os trabalhos são coordenados pelo professor de educação física Randley Castro, com apoio da pedagoga Fernanda Santos, e contou ainda com uma parceria da agência de turismo de aventura Alma Nativa e da escola de vela Vix Náutica, que forneceram os equipamentos necessários e apoiaram o ensino técnico.

A aula foi um sucesso absoluto com os estudantes, como conta o Daniel Amorin, 14 anos. "Eu gostei muito mesmo, foi a primeira vez que andei de stand up, já tinha visto pessoas praticando mas ainda não tinha tido essa oportunidade". Já sua colega Samyra Rocha já havia praticado stand up, mas não conhecia o caiaque. "Foi uma oportunidade incrível. Jamais imaginava que um dia teria uma aula de Educação Física assim".

O projeto

A aula diferenciada, levando os esportes náuticos para dentro da escola, faz parte do mestrado profissional cursado pelo professor Randley Castro na Ufes, e tem o objetivo de investigar as possibilidades e estratégias pedagógicas para o ensino dos esportes náuticos na Educação Física escolar. O projeto prevê a realização de 20 aulas planejadas pelo professor para trabalhar esse conteúdo.

"A atividade foi marcante para os estudantes e para mim também, acredito que ampliou nossas possibilidades e fez com que eles percebessem que esses esportes existem e que fazem parte da cultura da nossa cidade, do universo esportivo e de lazer de Vitória, e que eles podem se apropriar disso e desses espaços", disse o professor.

Essa foi a segunda saída pedagógica da turma com o professor. A primeira foi em um piquenique no Parque Horto de Maruípe, em que a turma pode discutir e refletir sobre a importância dos espaços públicos de esporte e lazer na cidade para a promoção da qualidade de vida dos cidadãos da capital.

Luis Oliveira
Aula de vivência em esportes náuticos - Emef ODL
Aula de vivência em esportes náuticos para estudnates da Emef Orlandina D'Almeida Lucas. (ampliar)
Foto Divulgação
Aula de vivência em esportes náuticos - Emef ODL
Aula de vivência em esportes náuticos para estudnates da Emef Orlandina D'Almeida Lucas.
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)