Publicada em 05/04/2015, às 10h12 | Atualizada em 06/04/2015, às 16h41
Por Rejane Gandini Fialho, com edição de Matheus Thebaldi
Auto da Paixão de Cristo emociona mais de cinco mil pessoas em Santo Antônio


Mais de cinco mil pessoas assistiram à 20ª edição do Auto da Vida e Paixão de Cristo no Santuário Basílica de Santo Antônio, na última sexta-feira (3). O padre Roberto Camilato abriu o evento convocando o povo de Deus a assumir suas missões e agradeceu aos cerca de 200 integrantes que participaram como atores na programação.
"A cada ano a gente vai observando os erros e buscando melhorar. É uma vitória de toda a comunidade conseguir realizar esse evento para mostrar um pouco do Cristo vivo", avaliou o padre.
Conclamando a sociedade para buscar a dignidade junto com a igreja, faixas e cartazes lembraram a importância da solidariedade e da participação nas questões sociais a partir do resgate de valores que transformam o mundo.
Jodi Tavares participa desde a primeira encenação e hoje atua na coordenação. "É um prazer estar aqui porque eu consigo ver a nossa evolução, o quanto melhoramos e o quanto precisamos melhorar".
Grupos de convivência da terceira idade, escolas municipais, grupos de teatro, cantores, corais. Tudo harmoniosamente organizado para relembrar a vida daquele que mostrou ao mundo o amor verdadeiro. Antônio José Barboza, 57, forma com Reginaldo Lisboa, 30, e Carlos Gabriel Malacarne, 17, o trio de Reis Magos. Na peça ele levou ouro de presente a Jesus, mas hoje gostaria mesmo era de entregar um coração honesto. "O que temos de melhor é o nosso coração e por isso eu gostaria de dar a Jesus vivo hoje um coração honesto", afirma.


Visitantes
Imaculada e Messias dos Santos vieram de Cosmópolis (SP) especialmente para assistir ao espetáculo. Ele é médico e amigo do padre Roberto. “Viemos aqui para conhecer esse trabalho que tanto pode contribuir para a diminuição da violência, afinal chama os jovens a participar de uma vida diferente”.
De Barcelona, na Serra, veio a família da aposentada Francisca da Silva. “Gostamos muito e queremos retornar no próximo ano porque é realmente emocionante. Cada etapa da história faz a gente viver um pouco mais o que está escrito na Bíblia”.
Coral de alunos
Quando o coral da Emef Mauro Braga cantou a música “Jesus Cristo” acompanhado pelo grupo comandado pelo maestro Cláudio Modesto, a plateia respondeu e reforçou o refrão com fé e confiança: "Jesus Cristo, eu estou aqui". O resultado foi uma oração em forma de música que encantou e fez chorar muitos que ali estavam.
O coral se chama Grupo Musical Serenata, formado por alunos de 6 a 15 anos da unidade. A professora Luciene Pratti Chagas os ensaiou e levou 35 coristas para emocionar o público. "Felizmente neste ano recebemos o ilustre convite para participar do Auto na Basílica em Santo Antônio. Os alunos entenderam toda a proposta do evento e emocionaram todos", disse a professora.
Deusdeth Cardoso e Evandro da Cruz afirmaram ser esse o momento mais emocionante, ficando atrás apenas do ato da crucificação: “A crucificação é emocionante, faz pensar e a música nos traz a possibilidade de começar de novo”.
Calendário
A festa contou com a presença do prefeito de Vitória, Luciano Rezende, e da secretária de Cultura, Ana Laura Nahas. “Queremos levar essa nossa festa para o calendário nacional, e, quando vejo essa participação das comunidades, tenho a certeza de que estamos no caminho certo. É uma tradição que busca uma vida melhor com dignidade e deve ser incentivada sempre", lembrou o prefeito.
As encenações do Auto da Paixão de Cristo também aconteceram no Romão e na Pedra da Cebola.

