Publicada em 05/04/2015, às 10h12 | Atualizada em 06/04/2015, às 16h41

Por Rejane Gandini Fialho, com edição de Matheus Thebaldi

Auto da Paixão de Cristo emociona mais de cinco mil pessoas em Santo Antônio


André Sobral
Auto da Paixão de Cristo da Basílica de São Pedro
Basílica de Santo Antônio recebeu o Auto da Paixão de Cristo
André Sobral
Auto da Paixão de Cristo da Basílica de São Pedro
Jesus na cruz foi um dos momentos que mais emocionaram o público

Mais de cinco mil pessoas assistiram à 20ª edição do Auto da Vida e Paixão de Cristo no Santuário Basílica de Santo Antônio, na última sexta-feira (3). O padre Roberto Camilato abriu o evento convocando o povo de Deus a assumir suas missões e agradeceu aos cerca de 200 integrantes que participaram como atores na programação.

"A cada ano a gente vai observando os erros e buscando melhorar. É uma vitória de toda a comunidade conseguir realizar esse evento para mostrar um pouco do Cristo vivo", avaliou o padre.

Conclamando a sociedade para buscar a dignidade junto com a igreja, faixas e cartazes lembraram a importância da solidariedade e da participação nas questões sociais a partir do resgate de valores que transformam o mundo.

Jodi Tavares participa desde a primeira encenação e hoje atua na coordenação. "É um prazer estar aqui porque eu consigo ver a nossa evolução, o quanto melhoramos e o quanto precisamos melhorar". 

Grupos de convivência da terceira idade, escolas municipais, grupos de teatro, cantores, corais. Tudo harmoniosamente organizado para relembrar a vida daquele que mostrou ao mundo o amor verdadeiro. Antônio José Barboza, 57, forma com Reginaldo Lisboa, 30, e Carlos Gabriel Malacarne, 17, o trio de Reis Magos. Na peça ele levou ouro de presente a Jesus, mas hoje gostaria mesmo era de entregar um coração honesto. "O que temos de melhor é o nosso coração e por isso eu gostaria de dar a Jesus vivo hoje um coração honesto", afirma.

André Sobral
Auto da Paixão de Cristo da Basílica de São Pedro
Muita luz e efeitos especiais tornaram a encenação ainda mais emocionante
André Sobral
Auto da Paixão de Cristo da Basílica de São Pedro
Passagens de Jesus de sua crucificação, morte e ressurreição fizeram parte da encenação

Visitantes

Imaculada e Messias dos Santos vieram de Cosmópolis (SP) especialmente para assistir ao espetáculo. Ele é médico e amigo do padre Roberto. “Viemos aqui para conhecer esse trabalho que tanto pode contribuir para a diminuição da violência, afinal chama os jovens a participar de uma vida diferente”.

De Barcelona, na Serra, veio a família da aposentada Francisca da Silva. “Gostamos muito e queremos retornar no próximo ano porque é realmente emocionante. Cada etapa da história faz a gente viver um pouco mais o que está escrito na Bíblia”.

Coral de alunos

Quando o coral da Emef Mauro Braga cantou a música “Jesus Cristo” acompanhado pelo grupo comandado pelo maestro Cláudio Modesto, a plateia respondeu e reforçou o refrão com fé e confiança: "Jesus Cristo, eu estou aqui". O resultado foi uma oração em forma de música que encantou e fez chorar muitos que ali estavam.

O coral se chama Grupo Musical Serenata, formado por alunos de 6 a 15 anos da unidade. A professora Luciene Pratti Chagas os ensaiou e levou 35 coristas para emocionar o público. "Felizmente neste ano recebemos o ilustre convite para participar do Auto na Basílica em Santo Antônio. Os alunos entenderam toda a proposta do evento e emocionaram todos", disse a professora.

Deusdeth Cardoso e Evandro da Cruz afirmaram ser esse o momento mais emocionante, ficando atrás apenas do ato da crucificação: “A crucificação é emocionante, faz pensar e a música nos traz a possibilidade de começar de novo”.

Calendário

A festa contou com a presença do prefeito de Vitória, Luciano Rezende, e da secretária de Cultura, Ana Laura Nahas. “Queremos levar essa nossa festa para o calendário nacional, e, quando vejo essa participação das comunidades, tenho a certeza de que estamos no caminho certo. É uma tradição que busca uma vida melhor com dignidade e deve ser incentivada sempre", lembrou o prefeito.

As encenações do Auto da Paixão de Cristo também aconteceram no Romão e na Pedra da Cebola.

André Sobral
Auto da Paixão de Cristo da Basílica de São Pedro
Alunos da Emef Mauro Braga cantaram a música “Jesus Cristo” e emocionaram o público
Diego Alves
Auto da Paixão de Cristo - Romão
Prefeito Luciano Rezende cumprimenta integrantes do Auto da Paixão do Romão
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)