Publicada em 24/03/2015, às 15h16

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi

Autor com Síndrome de Asperger lança revista com patrocínio da Lei Rubem Braga


Divulgação Semc
Revistas Albert Einstein
Revistas em quadrinhos trazem histórias de Albert e Einstein

Albert Einstein foi um dos mais importantes físicos do século XX, propondo a Teoria da Relatividade, e foi vencedor do Prêmio Nobel de Física em 1921. Já Albert & Einstein são dois irmãos que só pensam ter uma vida mansa, farrear e fazer o mínimo de esforço possível.

A dupla faz parte das revistas em quadrinhos "Albert & Einstein: A Pilantragem" e "Albert & Einstein: A Dupla do Barulho em Trapaceiros em Apuros", os primeiros trabalhos editados por Sávio Christi, que também ilustrou e escreveu as histórias. As obras serão lançadas nesta sexta-feira (27), a partir das 19 horas, na livraria Logos do Shopping Norte Sul.

A publicação dos quadrinhos da série "Albert & Einstein" conta com o patrocínio da Lei Rubem Braga, instrumento de política cultural criado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) com o objetivo de incentivar a produção cultural em Vitória.

Autor

Sávio Christi, nome artístico de Sávio Morais Cristofoletti, é, além de escritor e ilustrador, cronista, poeta e pesquisador de gêneros musicais. O autor é portador da Síndrome de Asperger, uma forma mais branda de Autismo.

De acordo com sua mãe, Joan Cristofoletti, essa é a primeira publicação de Sávio, mas o rapaz tem uma série de trabalhos prontos que vão além da escrita. "Ele passa o tempo todo escrevendo. Tem vários livros e quadros pintados", conta ela, que acredita que o filho conseguiu superar as limitações da síndrome devido ao tratamento adequado, que incluía arte-educação, terapia, entre outras atividades. "Ele está no ponto em que está porque teve um atendimento completo".

Acessibilidade

Cada vez mais tornam-se indispensáveis ações que possibilitem a inclusão social de pessoas com deficiência tanto no plano da política quanto da prática. O Plano Municipal de Cultura tem uma meta que trata da acessibilidade cultural.

Já os editais da Semc contam com um Plano de Acessibilidade Cultural, que deve ser apresentado pelos proponentes em seus projetos. Além disso, existem ações de formação em acessibilidade cultural objetivando práticas inclusivas.

"A acessibilidade se coloca como tarefa e desafio em todos os âmbitos. Quando pensamos em acessibilidade, precisamos considerar, além das questões físicas e arquitetônicas, as dimensões atitudinais, comunicacionais, metodológicas, estratégicas, entre outras, capazes de garantir o acesso de todas as pessoas aos bens produzidos ao longo da história da humanidade", explica a assessora técnica da Semc e especialista em acessibilidade cultural Lilian Menenguci.

Ela acredita que, além das condições para que todos tenham acesso ao produto cultural, também é necessário viabilizar o acesso ao fazer artístico e cultural. "No caso da cultura, o processo de fruição e também de produção artística e cultural. As produções de Sávio são exemplos concretos disso. Ainda estamos no encalço da implantação da acessibilidade cultural tanto nos espaços quanto nos projetos, atividades e ações. Sem dúvida, há muito que ser feito e o desafio exige práticas colaborativas cotidianamente".

Lei Rubem Braga

Publicada em 8 de junho de 1991, a lei, que em seu nome presta homenagem ao capixaba Rubem Braga - um dos maiores cronistas brasileiros de todos os tempos – aprovou até o ano de 2013 1.737 projetos. Em 2014, outros 85 projetos foram contemplados em nove áreas: Artes plásticas, gráficas e filateria; Cine, foto e vídeo; Dança; Folclore, capoeira e artesanato; História; Literatura; Música; Patrimônio histórico; Teatro, circo e ópera.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)