Publicada em 16/04/2013, às 10h00
Por Anderson Chagas, com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Bartolomeu Freitas
Biblioteca Municipal celebra "Mês do Livro" com contação de histórias

Quem gosta de ouvir uma boa história e voar nas asas da imaginação pode se preparar para uma programação especial da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, através do projeto Viagem pela Literatura. Para celebrar o "Mês do Livro", o local promove nestas quinta (18) e sexta-feiras (19), no auditório da Escola de Teatro, Dança e Música Fafi, várias atividades de contação de histórias e exposições de fantoches e de livros clássicos da literatura infantil. A entrada é gratuita.
Segundo a coordenadora do projeto Viagem pela Literatura, a bibliotecária Elizete Caser Rocha, o objetivo é "incentivar a prática da leitura junto ao público infantil, juvenil e adulto, buscando ampliar horizontes através de viagens ao mundo da imaginação".
Nestas quinta (18) e sexta (19), das 9 às 16 horas, haverá exposição de fantoches confeccionados pelo artesão e contador de histórias Valdemir de Araújo e exposição de livros dos escritores Monteiro Lobato, Hans Christian Andersen, William Shakespeare e Miguel de Cervantes. Quem comparecer ao evento receberá desenhos dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo para colorir.
Às 9h30, terá início a contação de histórias com Tiana Magalhães e Alzira Bossois, do Grupo de Contadores de Histórias Chão de Letras. Esse grupo é oriundo das oficinas e cursos de formação de contadores realizados pelo projeto Viagem pela Literatura. Serão contadas as histórias "O rabo do macaco", do livro Histórias de Tia Anastácia, de Monteiro Lobato, "O boi, a vaca e o bolo", da escritora Lucia Reis; "A descoberta da Joaninha", de Bellah Leite Cordeiro, "O macaco e a velha" e "Festa no céu". Em seguida, Valdemir de Araújo contará a história "O peixinho curioso".

Nesta sexta (19), a partir das 15 horas, a contadora de histórias Gab Kruger pretende envolver a plateia utilizando objetos mágicos e cênicos, como lenços indianos, fantoches, mandalas e bolhas de sabão para ilustrar contos, fábulas e lendas do folclore brasileiro. Serão apresentadas as histórias "O casamento da marquesa de rabicó", de Monteiro Lobato, "Chapeuzinho Amarelo", de Chico Buarque, "Pescador e sereia", de Marina Bastos; "A galinha ruiva", de Esopo; "Menina bonita do laço de fita", de Ana Maria Machado; "Coca recoca e a velha a fiar", do folclore brasileiro, e "Pedro Malasartes", de domínio público.
A Biblioteca Municipal é vinculada à Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
Mês do Livro
Elizete explicou que abril foi escolhido como o "Mês do Livro" por conta de três datas importantes para o mundo literário: dia 2, Dia Internacional do Livro Infantil, em homenagem ao nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen; o dia 18, Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem ao nascimento do escritor Monteiro Lobato; e o dia 23, quando se comemora o Dia Mundial do Livro, instituído pela Unesco em homenagem ao falecimento do escritor inglês William Shakespeare e do escritor espanhol Miguel de Cervantes.
Serviço
Comemoração ao "Mês do Livro" com contação de histórias e exposições.
Onde: auditório da Escola de Teatro, Dança e Música Fafi. Avenida Jerônimo Monteiro, 656, Centro.
Quando: dias 18 e 19, com atividades das 9 às 16 horas.
Mais informações: (27) 3381-6927
Entrada gratuita