Publicada em 03/10/2011, às 15h06 | Atualizada em 04/10/2011, às 17h24
Por Brunella França, com edição de Edlamara Conti
Biblioteca Municipal participa do Fórum de Leitura como Política Pública do ES

A leitura é uma ferramenta fundamental para a promoção da cidadania, da inclusão social e do desenvolvimento humano. Este é o mote do I Fórum de Leitura como Política Pública no Espírito Santo.
O evento será realizado na Assembleia Legislativa do Espírito Santo durante nesta quinta e sexta-feira (6 e 7).
O evento é organizado pela Rede de Bibliotecas Públicas do Estado, da qual a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim faz parte.
Segundo a coordenadora da Biblioteca Pública de Vitória, Eugenia Broseguini, o objetivo do Fórum é discutir a participação do Espírito Santo no Plano Nacional de Livro e Leitura.
O Fórum busca ainda discutir políticas públicas que assegurem a democratização do acesso ao livro e à leitura no Espírito Santo e propor programas, projetos e ações continuadas relacionadas ao tema.
“O Governo Federal já criou um plano e agora espera que as outras esferas governamentais façam o mesmo. O município já saiu na frente, inscrevendo-se no portal +Livro+Leitura. A próxima etapa é criar um Grupo de Trabalho para a formulação do Plano Municipal”, destaca Eugenia.
O Fórum é destinado a professores, bibliotecários, estudantes e demais interessados. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site:http://bit.ly/forumleituraes, até 5 de outubro. As vagas são limitadas.
Programação
Na quinta-feira (6), será realizada a abertura oficial do evento, às 19 horas. Haverá uma sessão especial com o tema "A Leitura como Política Pública no Espírito Santo", com a participação de Maria Antonieta Antunes Cunha, secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e da Leitura (MinC); e de Fabiano dos Santos, diretor do Livro, Leitura e Literatura (MinC).
Na sexta-feira (7), serão organizados grupos de trabalho para a elaboração de proposta de Lei que estabelece o Plano Estadual do Livro e da Leitura a ser encaminhada à Ales.
Grupo de Trabalho 01
Tema: A construção de um Plano Estadual do Livro e da Leitura: orientações básicas, princípios, formulação.
Coordenação: Maria Antonieta Antunes Cunha (Secretária-Executiva do PNLLMinc) e Neusa Narico Arashiro (Coordenadora do Proler-MS). Das 10 às 12 horas.
Tema: Práticas comunitárias de leitura: contribuições para o esboço de alternativas emancipatórias. Projetos sociais de promoção e divulgação da leitura no Espírito Santo. Das 13h30 às 15h30.
Coordenação: Raoni Schimitt Huapaya (Consultor do Instituto Experimental de Cultura Terceira Margem) e Eglair Carvalho (Coordenador de Arte e Cultura da Proex/IFES)
Grupo de Trabalho 02
Tema: A construção de um Plano Municipal do livro e da leitura: orientações básicas, princípios e formulação. Das 10 às 12 horas.
Coordenação: Fabiano dos Santos (Diretor da DLLLB-Minc) e Miriam Oliveira (Coordenadora do Proler de Canoas-RS)
Tema: A leitura como prática social. Leitura e cidadania. Leitura e competência profissional. Mediação de leitura. Leitura, literatura e novas mídias. Das 13h30 às 15h30.
Coordenação: Orlando Lopes Albertino, professor da Ufes
SERVIÇO
IFórum de Leitura como Política Pública no Espírito Santo
Quando: 6 e 7 de outubro.
Onde: Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Enseada do Suá, Vitória.
Inscrições: http://bit.ly/forumleituraes
Mais informações: (27) 3381-6926 ou 3381-6927.