Publicada em 07/02/2022, às 11h30 | Atualizada em 08/02/2022, às 11h17

Por Fernanda Sant'Anna, com edição de Matheus Thebaldi

Camburi recebe primeiro guarda-corpo em braille do ES e novo deque do SOE


Elizabeth Nader
Inauguração do Guarda Corpo em Braille no calçadão da Praia de Camburi
Elizabeth Nader
Inauguração do Guarda Corpo em Braille no calçadão da Praia de Camburi

A praia de Camburi é um dos mais lindos e visitados cartões-postais do Espírito Santo e agora é o primeiro espaço  público do Espírito Santo a ter a descrição em Braille da paisagem e com informações sobre a orla, como pontos de ônibus, no guarda-corpo do calçadão.

A Prefeitura de Vitória instalou um guarda-corpo de 284 metros com inscrições em Braille e em fonte adequada às pessoas com baixa visão entre o quiosque "Canto da Orla", próximo ao Atlântica Parque, até o módulo do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) de Jardim Camburi, que também ganhou um novo deque, apropriado à pratica de atividade física. O investimento para as duas intervenções é de R$ 300 mil.

"Poder estar aqui nesta manhã representa reconectar essa cidade a sua população. Com um ano e um mês de gestão, estamos mostrando resultado. Assumimos a gestão com o objetivo de reconectar a cidade ao coração das
pessoas, reabrindo as portas da prefeitura e de todas as secretarias e se manifestar. Apresentamos a essa cidade o plano de investimentos de R$ 1 bilhão, o maior entre todos os municípios e até do Governo do Estado. Esse é caminho de quem dialoga, de quem ouve e consegue devolver em trabalho e investimento à cidade", destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

O secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, ressaltou que a instalação com as inscrições em Braille trazem acessibilidade e segurança para pessoas com deficiência. "A simples descrição de paisagens nesse ponto turístico é um dos avanços para termos uma cidade mais acessível e ser um equipamento de referência para as pessoas com deficiência e baixa visão. Vitória é a primeira cidade a ter placas com escrita em braile, com letras para pessoas de baixa visão e plataformas indicativas para que essas pessoas saibam que ali tem um local com informações para elas", afirmou Amorim.

Para o subsecretário da Central de Serviços, Paulo Vitor Aquino Dal Col, a instalação do guarda-corpo oferece mais segurança aos frequentadores da Praia de Camburi e passa a ser uma espécie de guia para pessoas com deficiência visual, que, além de sentirem a emoção daquele local, poderão saber exatamente como ele é por meio da leitura em Braille.

Elizabeth Nader
Inauguração do Guarda Corpo em Braille no calçadão da Praia de Camburi
Elizabeth Nader
Inauguração do Guarda Corpo em Braille no calçadão da Praia de Camburi

Cidade acessível

Manuel Peçanha, presidente do Instituto Luiz Braille do Espírito Santo e presente no evento, agradeceu pela entrega do guarda-corpo com acessibilidade.

"É uma honra poder estar aqui, o prefeito tem olhado com carinho por toda a população de Vitória. Em nome do Instituto Luiz Braille do Espírito Santo, quero agradecer. É preciso saber viver. Hoje esse passo que é dado na inclusão é muito importante e sendo feito não para nós, mas conosco", ressaltou.

Iberê Arruda, da Associação Comunitária de Jardim Camburi, falou em nome da comunidade, que vem recebendo melhorias e atenção da gestão municipal. "Esse momento é de muita gratidão ao ver Jardim Camburi receber mais um avanço. Venho observando o trabalho que vem sendo feito e que aparece no dia a dia da nossa comunidade. Em nome da comunidade de Jardim Camburi, obrigado", disse.

Cuidado com a cidade

O guarda-corpo foi feito com aço inox, material mais bonito e indicado para a beira de praia por questão de resistência e segurança para os frequentadores da orla. Já a reforma do deque do SOE de Jardim Camburi é uma demanda antiga do bairro e principalmente dos praticantes de atividades físicas que usam o local.

A reforma visou a melhorar a qualidade do equipamento, bem como reduzir os custos com manutenção, visto que o concreto é mais fácil de ser mantido do que o anterior, que era de madeira paraju.

"O novo piso do deque é rígido e de alta resistência, usando concreto fck 30 e com acabamento feito com máquinas polidoras tipo helicóptero. O piso foi pintado com a tinta Novacor Sherwin Williams Ultra Premium de altíssima
resistência e própria para ambientes externos e de alto tráfego", comentou o subsecretário de Gestão da Central de Serviços Paulo Vitor Aquino Dal Col.

A área total de piso útil é de 232m². O engenheiro da Central de Serviços responsável pelo acompanhamento das duas obras Fabrício Trevisani acrescentou que, com o serviço, será possível tornar a área abaixo do deque um local para que os usuários guardem os utensílios usados em suas práticas esportivas, como bolas, redes, remos, equipamentos de ginástica e outros.

"Entregamos um equipamento diferenciado e de altíssima qualidade, o primeiro deste padrão entregue em Vitória", finalizou o secretário Leonardo Amorim.

Elizabeth Nader
Inauguração do Guarda Corpo em Braille no calçadão da Praia de Camburi
Elizabeth Nader
Inauguração do Guarda Corpo em Braille no calçadão da Praia de Camburi
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)