Publicada em 12/04/2016, às 15h52 | Atualizada em 15/04/2016, às 17h55

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Campanha de vacinação contra H1N1 começa nesta segunda


Marcos Salles
Vacinação contra gripe em 28 unidades de saúde e 12 postos extras
Em Vitória, a estimativa é imunizar 74,6 mil pessoas contra a gripe

A partir desta segunda-feira (18), as unidades de saúde de Vitória começam a imunizar os trabalhadores dos serviços públicos e privados de saúde, grávidas e puérperas (mulheres que tiveram bebês há no máximo 45 dias). A vacina contra gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B (subtipo Brisbane).

Para os demais grupos prioritários, a vacinação terá início no dia 30 (sábado), o dia oficial de início da campanha, quando todas as unidades básicas de saúde da capital funcionarão das 8 às 17 horas. 

Em Vitória, a estimativa é imunizar 74,6 mil pessoas do público-alvo: gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas (como diabetes e renais crônicos), idosos com 60 anos ou mais e crianças de 6 meses a menores de 5 anos. 

Gripe

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar a complicações graves e ao óbito. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.

A vacinação é uma importante forma de prevenção, mas alguns cuidados básicos ajudam a defender o organismo de gripes e resfriados nas épocas mais frias do ano.

"No ambiente de trabalho ou em locais onde as pessoas passam muito tempo juntas, lavar as mãos deve ser uma prática constante. Algumas pequenas mudanças na rotina podem colaborar para a saúde de sua família e das pessoas com quem convivem diariamente", observa a referência técnica da Imunização de Vitória, Rubia Bonella.

Carlos Antolini
Torneira com temporizador
Lavar as mãos constantemente é uma das formas de prevenir a gripe

Prevenção

  • vacinação anual;
  • lavar as mãos constantemente;
  • usar álcool em gel para higienizar as mãos por que ele funciona como antimicrobiano;
  • evitar levar as mãos ao rosto e boca;
  • evitar aglomerações;
  • usar lenço descartável;
  • cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar;
  • deixar as janelas abertas para a circulação do ar;
  • evitar fumar e permanecer em ambiente contaminado pela fumaça do cigarro, que irrita as vias respiratórias, facilitando as infecções virais e bacterianas;
  • fazer uma alimentação saudável, rica em verduras, frutas e legumes, e a ingestão de bastante líquido reforça as defesas do organismo;
  • manter a casa e os ambientes (inclusive o do trabalho) livres de poeira e sujeira, para evitar o agravamento de doenças simples, como a rinite e a sinusite, e as mãos limpas para evitar o contágio de doenças.

Matéria relacionada

Unidades básicas de saúde de Vitória estão prontas para atender casos de gripe

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)