Publicada em 10/12/2021, às 14h15
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Central de Serviços intensifica fiscalização de descarte de entulho

A Secretaria Central de Serviços está requerendo a regularização das empresas que atuam no segmento do transporte Urbano de Resíduos de Construção Civil (RCC) e coleta de entulho. O objetivo é fechar cada vez mais o cerco para erradicar o descarte irregular de materiais (restos de construção) em vias públicas e áreas de manguezais da cidade.
De acordo com a Lei 5.086/2000, a responsabilidade pela destinação do resíduo é do próprio gerador. Para facilitar essa ação, a prefeitura disponibiliza dois pontos, para que os munícipes façam o descarte voluntário de seus entulhos e restos de obra, com limite de recebimento de 1m³ por dia, ou seja, aproximadamente 1000 kg diários.
Estão abertos à entrega voluntária a Unidade de Transbordo, localizada à Rua São Sebastião nº 405, bairro Resistência, de segunda à sexta, das 8 às 17 horas, e, aos sábados, das 8 às 12 horas. Outro ponto de recebimento é a “Estação Bota-fora” de São Pedro, situada na rodovia Serafim Derenzi (Santos Reis), que funciona das 8 às 17 horas.
O secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, explicou que a secretaria vem fazendo um trabalho de fiscalização nas empresas para que os moradores possam contar com serviços de qualidade e, a cidade ter a certeza da destinação correta das sobras de materiais. “As empresas precisam oferecer, inclusive, todo o suporte necessário à retirada do entulho”, reforçou ele.
Amorim ressalta que esta ação é mais uma desenvolvida pela Central de Serviço para manter a cidade limpa e organizada. É que paralelo a isso, a secretaria está atuando na identificação dos pontos viciados de descarte de lixo em todos os bairros. Além disso, a equipe de fiscalização está intensificando seu trabalho no combate ao descarte irregular de lixo, com intuito de identificar os infratores e aplicar sansões penais e administrativas.