Publicada em 22/03/2012, às 16h36

Por Luana Amorim, com edição de Deyvison Longui

Centro de Atendimento Psicossocial passará a funcionar 24 horas


Carlos Antolini
Fachada da CAPS - Centro de Apoio Psicossocial
Para ter acesso aos serviços do Caps, o paciente deve procurar a unidade de saúde que atende ao seu bairro

O Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) começará, na próxima semana, a funcionar 24 horas para atendimento a pacientes com transtornos mentais. Nesta sexta-feira (23), o prefeito João Coser e o secretário municipal de saúde, Luiz Carlos Reblin, visitam as novas instalações do serviço, na região de Bento Ferreira, às 9 horas.

A ação faz parte da Política Municipal de Saúde Mental, que oferece atenção integral aos moradores de Vitória que apresentam sofrimento psíquico, e contribui para a plena inserção social dessas pessoas, garantindo seus direitos e seu lugar de cidadãos.

A partir de agora, os pacientes que já são acompanhados e em situação de crise passarão a noite no Centro de Atendimento. O Caps realiza o acolhimento, tratamento e reinserção social de moradores de Vitória com transtornos mentais graves, como psicoses, depressões ou neuroses graves.

Para ter acesso aos serviços do Caps, o paciente deve procurar a unidade de saúde que atende ao seu bairro. As unidades de saúde possuem profissionais que podem oferecer auxílio e, caso necessário, encaminhar o paciente a um tratamento especializado no Centro de Atendimento Psicossocial.

Emergência

Em caso de crises e emergências, a indicação é não procurar o Caps. O local mais adequado para essas situações é o pronto-socorro, já que somente os hospitais dispõem de recursos para o atendimento em situações mais complexas. O pronto-socorro do Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), atende a esse tipo de caso, e é o único que pode fazer encaminhamento para internação.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)