Publicada em 02/04/2025, às 00h00 | Atualizada em 02/04/2025, às 18h28

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Centro Pop: oficina de produção de lingerie como ferramenta para sair da condição de rua


Foto Divulgação
Oficina de produção de lingerie no Centro Pop
Oficina de produção de lingerie no Centro Pop.

Consciente de que vulnerabilidade social pode ser uma fase transitória e a diversificação da oferta de oportunidades e de novos conhecimentos podem ser determinantes para a superação da condição de rua, o Centro de Referência para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop) desenvolve a oficina de produção de peças íntimas. Na manhã desta terça-feira (2), homens e mulheres que participam de atividades no local tiveram a chance de dar os primeiros passos no domínio das máquinas de costura. 

Neste primeiro dia, o grupo já mostrou habilidade e vontade de aprender. Um deles foi Ítalo Fernandes de Souza, de 30 anos, há seis meses em situação de rua. Ele comentou que participar da oficina contribuiu para que se mantivesse ocupado e pudesse, sozinho, fazer reparos nas suas roupas e até nos seus artigos pessoais (lençóis e cobertores). 

"Estou aprendendo uma nova função. E a ter um novo foco. Uma nova oportunidade de trabalho", disse Ítalo. A oficina de produção de peças íntimas ocorre de segunda a sexta, das 8 às 12 horas, na sala de costura montada dentro do Centro Pop Centro, localizado em Mário Cypreste. 

Foto Divulgação
Oficina de produção de lingerie no Centro Pop
Oficina de produção de lingerie no Centro Pop.

A supervisora técnica do Centro Pop Centro, Bruna Piovezan Salvador, comentou que a oferta da oficina, bem como das outras atividades ofertadas no local tem como objetivo principal a ampliação da autonomia, participação social e superação dessa situação de ruas daqueles munícipes. 

"Com mais conhecimento aumentam as chances de acesso ao mercado de trabalho, à renda e ao pertencimento social", disse acreditar Bruna. A supervisora contou ainda que embora muitas doações de roupas são destinadas às(aos) munícipes daquele local, as peças íntimas não costumam ser incluídas. 

Foto Divulgação
Oficina de produção de lingerie no Centro Pop
Oficina de produção de lingerie no Centro Pop.

"Por isso, a equipe decidiu aproveitar tecidos e roupas antigas para a confecção de calcinhas, sutiãs e cuecas destinadas aos nossos atendidos no equipamento. Essa atividade é realizada pelos assistidos, sob a supervisão dos instrutores das oficinas, das equipes técnicas e dos educadores sociais. Com isso, além de promover a inclusão e o aprendizado de novas habilidades, estamos garantindo que nossos usuários tenham acesso a itens essenciais de vestuário", ressaltou ela. 

A gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade da Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas), Fabíola Calazans, frisou que é inegável a importância do trabalho para que essa população alcance a autonomia e a superação da condição de rua. 

A secretária de Assistência Social, Soraya Manato, reforçou a importância  da articulação entre diferentes políticas e serviços para a diminuição da vulnerabilidade e criação de autonomia desses munícipes.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)