Publicada em 31/10/2012, às 15h58
Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Bartolomeu Freitas
Circuito Cultural sedia encontro de Comunicação no Espaço Multiuso

O Circuito Cultural, uma ação da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), sediou nesta última terça-feira (30), no Espaço Multiuso, em Redenção, um encontro para discussões em torno da formação de um núcleo de comunicação para divulgar o Plano Integral Local de Convivência e Segurança Cidadã de São Pedro.
Participaram da reunião representantes de comunidades da Grande São Pedro, da Polícia Militar, da Semc e da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid).
Este plano, construído com a participação de vários atores, é uma ação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), dentro do Programa Conjunto Convivência e Segurança Cidadã da ONU, no Território de São Pedro. Sua meta é reduzir a violência na região.
Segundo a comunicadora do Programa Conjunto da ONU no Espírito Santo, Marialina Antolini, esse grupo de comunicação terá a missão de dar sustentabilidade e continuidade a algumas ações contidas neste Plano de Convivência.
"A comunicação é fundamental para a relação de aproximação e para a qualificação do diálogo entre comunidade e polícias que este plano propõe", destaca a coordenadora do Circuito Cultural, Lena Cogo, presente à reunião juntamente com outros integrantes do Circuito.
"A comunidade precisa ter acesso e entender para participar das ações deste Plano, daí a importância da comunicação", ressaltou Jaciara Gavazza, soldado da 5ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar.
"A abertura de um canal de comunicação fará grande diferença e trará a comunidade para participar deste Plano", acredita Jeovânia Barcelos, moradora de São Pedro 1.
A mesma importância vê a moradora de Resistência Joana Nogueira. "Também será um instrumento na luta contra o tráfico que vem sendo praticado aqui, principalmente através de crianças", acrescenta.
O grupo voltará a se reunir no próximo dia 14 de novembro, das 9 às 12 horas, na Unidade de Saúde de Resistência.