Publicada em 30/03/2014, às 11h46 | Atualizada em 31/03/2014, às 13h35
Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi
Clima de festa e energia na Corrida de Rua da Mulher na orla de Camburi


Animação, disposição e alegria tomaram conta das centenas de atletas que participaram da VIII Corrida de Rua da Mulher, neste domingo (30), em Camburi. Cerca de 800 competidores disputaram a prova, que encerrou as atividades alusivas ao mês da mulher em Vitória.
A engenheira Synara Sales, 41, foi a primeira a cruzar a linha de chegada. Ela aprovou a organização do evento e destacou o motivo que a levou a participar da Corrida da Mulher. "Mesmo com outras corridas acontecendo este final de semana, escolhi esta para levantar a bandeira de luta da mulher. No ano passado, eu fiquei em segundo lugar e, agora, depois de um ano de muito treino, consegui a primeira colocação", disse.
A estudante Marcilia Choinaki, 19, que ficou em segundo lugar, já participa de competições há cinco anos. Contudo, foi a primeira vez que se inscreveu na Corrida da Mulher. "Comecei a correr aos 14 anos e não parei mais. Gosto muito dessa modalidade esportiva e, atualmente, treino com um grupo de corredores que veio junto comigo. Fiquei muito feliz com o meu resultado", disse.
Já a aposentada Zilda Vieira, 74, é veterana na Corrida de Rua da Mulher. Todos os anos ela participa e, desta vez, conquistou o primeiro lugar em sua categoria. "Esta é uma corrida voltada especialmente para nós. Por isso, faço questão de participar sempre. Além de levantar a autoestima, a prática de atividades físicas é fundamental para uma melhor qualidade de vida", destacou.
Confira os resultados:
Visibilidade
O secretário de Cidadania e Direitos Humanos, Marcelo Nolasco, que também participou da prova, destacou a importância da ação. "A Corrida da Mulher já entrou para o nosso calendário de eventos. Nosso principal objetivo é dar ainda mais visibilidade para a luta das mulheres pela promoção dos seus direitos. Além disso, incentiva pessoas de todas as idades para a prática do esporte", disse.
A VIII Corrida de Rua da Mulher é uma parceria da Semcid com as secretarias municipais de Esportes e Lazer (Semesp), Saúde (Semus), Segurança Urbana (Semsu), Administração (Semad), Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) e Desenvolvimento da Cidade (Sedec).
Doações
A VIII Corrida de Rua da Mulher arrecadou 870kg de alimentos não perecíveis. Tudo o que fi arrecadado será entregue ao Banco de Alimentos Herbert de Souza (BAHS), que recebe doações e os distribui às famílias atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

