Publicada em 30/03/2014, às 11h46 | Atualizada em 31/03/2014, às 13h35

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi

Clima de festa e energia na Corrida de Rua da Mulher na orla de Camburi


André Sobral
VIII Corrida da Mulher
Atletas fizeram alongamento antes da largada da Corrida de Rua da Mulher
André Sobral
VIII Corrida da Mulher
Estudante Marcilia Choinaki mostrou disposição e conquistou o segundo lugar

Animação, disposição e alegria tomaram conta das centenas de atletas que participaram da VIII Corrida de Rua da Mulher, neste domingo (30), em Camburi. Cerca de 800 competidores disputaram a prova, que encerrou as atividades alusivas ao mês da mulher em Vitória.

A engenheira Synara Sales, 41, foi a primeira a cruzar a linha de chegada. Ela aprovou a organização do evento e destacou o motivo que a levou a participar da Corrida da Mulher. "Mesmo com outras corridas acontecendo este final de semana, escolhi esta para levantar a bandeira de luta da mulher. No ano passado, eu fiquei em segundo lugar e, agora, depois de um ano de muito treino, consegui a primeira colocação", disse.

A estudante Marcilia Choinaki, 19, que ficou em segundo lugar, já participa de competições há cinco anos. Contudo, foi a primeira vez que se inscreveu na Corrida da Mulher. "Comecei a correr aos 14 anos e não parei mais. Gosto muito dessa modalidade esportiva e, atualmente, treino com um grupo de corredores que veio junto comigo. Fiquei muito feliz com o meu resultado", disse.

Já a aposentada Zilda Vieira, 74, é veterana na Corrida de Rua da Mulher. Todos os anos ela participa e, desta vez, conquistou o primeiro lugar em sua categoria. "Esta é uma corrida voltada especialmente para nós. Por isso, faço questão de participar sempre. Além de levantar a autoestima, a prática de atividades físicas é fundamental para uma melhor qualidade de vida", destacou.

Confira os resultados:

Visibilidade

O secretário de Cidadania e Direitos Humanos, Marcelo Nolasco, que também participou da prova, destacou a importância da ação. "A Corrida da Mulher já entrou para o nosso calendário de eventos. Nosso principal objetivo é dar ainda mais visibilidade para a luta das mulheres pela promoção dos seus direitos. Além disso, incentiva pessoas de todas as idades para a prática do esporte", disse.

A VIII Corrida de Rua da Mulher é uma parceria da Semcid com as secretarias municipais de Esportes e Lazer (Semesp), Saúde (Semus), Segurança Urbana (Semsu), Administração (Semad), Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) e Desenvolvimento da Cidade (Sedec).

Doações

A VIII Corrida de Rua da Mulher arrecadou 870kg de alimentos não perecíveis. Tudo o que fi arrecadado será entregue ao Banco de Alimentos Herbert de Souza (BAHS), que recebe doações e os distribui às famílias atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

André Sobral
VIII Corrida da Mulher
Engenheira Synara Sales, 41, foi a primeira a cruzar a linha de chegada.
André Sobral
VIII Corrida da Mulher
Prova foi disputada por quase 800 corredores na orla de Camburi
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)