Publicada em 29/07/2015, às 14h15 | Atualizada em 29/07/2015, às 17h07
Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi
Clima de festa julina contagia crianças e adolescentes nas unidades dos Cajuns


O clima de festa julina vai tomar conta de seis territórios do projeto Caminhando Juntos (Cajun). Entre esta quarta-feira (29) e sábado (1º), quadrilhas, brincadeiras e comidas típicas das festas de São João, como cuscuz, canjica e bolo de fubá, vão animar crianças e adolescentes e suas famílias nos espaços.
Nesta quarta (29), a animação tomou conta do Cajun de Solon Borges, onde alunos, familiares, facilitadores e comunidade participaram de brincadeiras lúdicas, como boca de palhaço, pescaria e argolas.
Em um ambiente descontraído e familiar, Sônia Regina Motta acompanhou seus três netos, Ana Caroline, 7, Mateus, 9, e Kaique Marques Leão Motta, 10, na festa. "Eles frequentam o Cajun todos os dias. Antes, eles brigavam muito em casa. Agora, aprenderam muito nas oficinas e com as demais crianças".
Ana Caroline e Mateus estampavam o sorriso no rosto. "Sou muito feliz aqui. As tias são legais e me ensinaram que temos que ser mais unidos e não podemos brigar", disse Ana. Mateus emendou: "Faço aula de capoeira, jogos, circo e informática. Meu pai sempre nos traz e leva para casa".
Brincadeiras
O jovem Heitor Ribeiro, 8, estava acompanhado da mãe, Josiani Ribeiro. Ele aproveitou bastante as brincadeiras da festa julina. "Gosto de todas as brincadeiras: boca de palhaço, pescaria e argola". Josiani destacou que o Cajun contribuiu para o desenvolvimento do filho, que frequenta o espaço há três anos: "O Cajun preenche a vida dele. Aqui, ele tem contato com outras crianças por ser filho único. Ele desenvolve esse lado social, aprende a ter regras de boa convivência e respeito".


Integração
Técnica de referência do Cajun de Solon Borges e psicóloga, Danielle Pansini destacou a importância de eventos como a festa julina. "Nosso objetivo é o fortalecimento do vínculo familiar e comunitário, desenvolvimento social. As atividades contribuem para a autoestima das crianças e adolescentes, que se sentem motivados com os pais presentes os vendo apresentar o coral".
A coordenadora do Cajun de Solon Borges, Maria Carolina Monte Verde, disse que a festa julina foi pensada visando à integração e à socialização. "Pensamos fazer um espaço de socialização, lazer e integração pensando no bem-estar deles. Ao longo do ano, sempre queremos comemorar com datas festivas e, junto com eles, levar alegria e descontração. Hoje, nosso diferencial foram as brincadeiras e as comidas típicas de festa julina. A festa também fortalece o vínculo com pais, responsáveis e comunidade".
A festa julina do Cajun de Solon Borges contou com a parceria do Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) de Maria Ortiz, das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Marechal Mascarenhas de Morais e Adão Benezath e dos comerciantes da comunidade.
Programação
Veja abaixo a relação das festas julinas das unidades dos Cajuns:
Cajun de Andorinhas
Quando: quarta (29), das 13h30 às 16h30
Endereço: Servidão Theodorico Rosa do Nascimento, sem número.
Atrações: quadrilha, comidas típicas e brincadeiras (boca do palhaço, pescaria, jogos de argola e bingo)
Cajun do Morro do Quadro
Quando: quarta (29), das 14 às 16 horas
Endereço: Rua São João, sem número
Atrações: apresentações de capoeira e dança, comidas típicas e brincadeiras (balão, colher e boca do palhaço)
Cajun do Jaburu
Quando: sexta (31), das 9 às 11h30 e das 14 às 16h30
Endereço: escadaria João Rosa Neto, S/N, Gurigica
Atrações: quadrilha, comida típica e brincadeiras (pescaria, dança das cadeiras e corrida do ovo)
Cajun do Bonfim
Quando: sexta (31), a partir das 18 horas
Endereço: rua José Nery do Rosário, 4
Atrações: quadrilha, comidas típicas, roda de capoeira, pula-pula e brincadeiras (pescaria e boca do palhaço)
Cajun de Consolação
Quando: sábado (1º), das 9 às 11 horas
Endereço: rua Pedro Lima do Rosário, 186
Atrações: quadrilha, comidas típicas e brincadeiras (dança da cadeira, laranja, corrida do saco e boca do palhaço).
Matéria relacionada
Cajuns promovem aprendizado e despertam sonhos em crianças e adolescentes

