Publicada em 30/03/2011, às 16h47 | Atualizada em 30/03/2011, às 18h21

Por Brunella França, com edição de Deyvison Longui

Compositor do hino oficial da cidade de Vitória morre no Rio de Janeiro


Foto divulgação
carlos cruz compositor do hino oficial da cidade de vitória
O maestro também foi diretor musical das grandes redes de TV e teve músicas gravadas por grandes nomes da música brasileira

O pianista, maestro e compositor Carlos Cruz, autor do hino oficial da cidade de Vitória, faleceu aos 74 anos na manhã desta quarta-feira (30), no Rio de Janeiro, vítima de câncer. Carlos Cruz é um dos maiores compositores do Espírito Santo com muitas peças eruditas e populares.

O artista foi também diretor musical das grandes redes de TV, e teve músicas gravadas por grandes nomes da música brasileira, como Elza Soares, Marlene, Cauby Peixoto, Wilson Simonal, Eliana Pittman, Emílio Santiago e Angela Maria, entre outros.

Nascido em 11 de novembro de 1936, em Vitória, o maestro iniciou sua formação musical com seu pai, Clóvis Cruz. Em 1956, lecionou canto orfeônico no Ginásio São Vicente de Paula, em sua cidade natal. No ano seguinte, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde ingressou nos seminários de música da Pró-Arte, tendo estudado com Hans Fraff (piano), Esther Scliar (teoria) e Roberto Schnorrenberg (harmonia).

Em 1964, formou o grupo musical Carlos Cruz e Seu Conjunto. No mesmo ano, ingressou na TV Excelsior (RJ), onde assinou a produção e direção dos programas "Times Square", "Noite de gala", Espetáculos Tonelux", "Adoráveis trapalhões", "Essa gente inocente", "My fair show" e "Um instante, maestro". Sua carreira em televisão passou ainda pela TV Record/TV Excelsior (SP), TV Tupi, TVS/SBT, TV Bandeirantes e Rede Manchete.

Mas seu trabalho com a música continuava paralelo às demais atividades. Em 1982, venceu o I Festival de Música Capixaba, com sua composição "Sonatina para piano". Entre seus trabalhos eruditos, podemos destacar Suite Dona Beija; Ave Maria Para Criança Rezar; Lendas Capixabas; Peça em três movimentos. Mov 1 . A Lenda da Lagoa Juparanã / Mov 2 . O Frade e a Freira. / Mov 3 . Pico de Itabira; Adágio Para um Anjo e Hino Oficial da Cidade de Vitória.

Já em seus trabalhos populares, destacam-se A lâmpada de Aladim (com Wanderley Cardoso); A nega Inês (com Paulinho Resende); Can-can no Carnaval; E o amor ficou (com Almeida Rego); Eu sou mais eu; Intervalos; Mangueira minha alegria, O meu carnaval que passou, dentre outros.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)