Publicada em 29/03/2023, às 18h35 | Atualizada em 29/03/2023, às 18h43

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Conferência trará novo marco para assistência à crianças e adolescentes


Kadidja Fernandes
Mãe e criança jogando bola

Esta quinta-feira (30) promete estabelecer um novo marco para a Política Municipal para crianças e adolescentes de Vitória. A XI Conferência Municipal da Criança e do Adolescente do município, reunirá representantes da sociedade civil e poder público que tratarão sobre o tema: "Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade". O evento ocorre das 8 às 18 horas, na Igreja Batista da Praia do Canto.

Neste ano, a Conferência terá a participação inédita de adolescentes entre os conferencistas. Durante a abertura, será apresentada "Diário da Quarentena", uma publicação feita por adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 15 a 17 anos - Projovem, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Maruípe, no período mais crítico da pandemia. 

De acordo com a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Vitória (Concav), Lucienne Ottaiano, o objetivo da XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é oferecer um espaço para reflexão e avaliação dos impactos da pandemia pela Covid-19 na vida das crianças, dos adolescentes e das suas famílias, contribuindo para a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os direitos das crianças e adolescentes tanto no contexto da pandemia como no pós-pandemia.

"É um momento importante porque envolve a população no debate e avalia as políticas municipais, é o momento mais importante de participação popular na formulação das diretrizes e prioridades das políticas públicas para os próximos anos", avalia a presidente do Concav.

"É importante a participação dos adolescentes, saber o que eles pensam, como se sentem vivendo esta cidade, quais as expectativas e reais necessidades e desejos, dar espaço de fala para que através desta atitude cidadã, possamos fortalecer as ações já existentes e ampliar políticas públicas que atendam aos seus anseios", comentou a subsecretária de Proteção Social Básica e Segurança Alimentar e Nutricional, Graziella Lorentz.

A secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, fez questão de ressaltar a importância da Conferência para o fortalecimento das ações de garantia de direitos, da proteção social e, como espaço de reflexão e debate a partir das demandas da realidade social das crianças e adolescentes do município.

"A política de atendimento a criança e o adolescente do município de Vitória é intersetorial, visa garantir uma atenção integral a este público e é preciso avaliar constantemente como as ofertas nas áreas de saúde, educação, assistência social, esporte, lazer bem como os espaços da cidade estão preparados para atender este público. A conferência é um espaço vivo para Vitória ser uma cidade melhor para nossas crianças e adolescentes", destacou Cintya Schulz.

A Conferência é promovida pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vitória (Concav) e apoio da Igreja Batista da Praia do Canto. A expectativa da comissão organizadora é contar com a participação de 120 pessoas no evento.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)