Publicada em 23/03/2020, às 19h57 | Atualizada em 23/03/2020, às 20h25

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Coronavírus: idosos mantêm atividades em grupos de conversa por celular


Divulgação Semas
Nilda Florentino Gomes Lopes
Givanilda faz postagens para mostrar aos demais participantes do CCTI suas atividades dentro de casa (ampliar)

Em tempos de quarentena, os participantes dos Serviços de Convivência da Terceira Idade de Vitória estão dando um show de interatividade. Por meio de vídeos, fotos, selfies, áudios e textos, eles mantêm contato com os colegas e com as equipes técnicas dos espaços, buscam informações confiáveis sobre a pandemia, vacinação contra a gripe e cuidados de prevenção ao coronavírus e enchem as caixas de mensagem de alegria.

"Quando tudo isso, em nome de Jesus, acabar, tem que ser decretado um dia só de abraços para nós do CCTI", digitou Gilvanilda Florentino Gomes Lopes, do Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) de Maria Ortiz, ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Entre as várias postagens que faz, ela também gravou um áudio para elogiar o trabalho das equipes, que continuam atendendo os idosos por meio de ferramentas de internet e aplicativos. "Eles não nos deixam sentir solidão e nem tristeza. Podemos sempre contar com eles", diz.

A coordenadora do CCTI de Jardim da Penha, Erika Fortuna, explica que muitos idosos aprenderam a utilizar os aplicativos de mensagem e as redes sociais nas oficinas oferecidas nos quatro CCTIs de Vitória.

"Eles sempre foram muito ativos nos grupos. Mas a participação ficou ainda mais intensa desde a semana passada, quando as atividades e os atendimentos tiveram de ser suspensos, como medida de prevenção e contenção do novo coronavírus", conta.

A movimentação foi tanta que Maria Stela Barroso Oliveira, há quase 10 anos participando do CCTI, teve de sair momentaneamente do grupo. "Meu celular começou a travar com tantas mensagens. Sou muito ligada aos amigos do CCTI, participo de todas as atividades e estou com saudades. Assim que eu conseguir acertar, meu celular eu volto", avisou.

Conectados

Toda essa interatividade está sendo estimulada pelas equipes dos CCTIs. Educadores estão produzindo vídeos com atividades para os idosos fazerem em casa; outros elaboram textos ou áudios com informações, como as da vacinação contra gripe; outros enviam mensagens motivadoras.

Foi o caso do educador social Weverson Amaral, que gravou um vídeo (assista ao lado) com atividades físicas simples, como alongamento, para os idosos. "A ideia é continuarmos próximos, apesar da distância física, para que eles se sintam acompanhados, orientados e fortalecidos", diz a coordenadora do CCTI de Jardim Camburi, Roberta Gama.

Ela acrescenta que a equipe também faz chamadas telefônicas para os idosos que têm dificuldade para utilizar os aplicativos. "Estamos à disposição para ajudar no que for possível e queremos mostrar que estamos conectados nesse momento de isolamento. Recebemos carinho e atenção deles o tempo todo. A maneira de retribuir é estar disponível, não importa a ferramenta de comunicação", diz.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)