Publicada em 28/07/2020, às 15h46
Por Tarcísio Costa (teelcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Covid: compras emergenciais acompanhadas por Conselho de Transparência Pública
Uma das primeiras atividades do Conselho Municipal de Transparência Pública de Vitória (CMT) será o acompanhamento das compras emergenciais relacionadas à pandemia do coronavírus.
O conselho foi criado no último dia 9, por meio do decreto nº 18.128. O objetivo da análise é ampliar a participação da sociedade civil no monitoramento dessas compras e contratações emergenciais de bens e serviços para enfrentamento à pandemia.
Também serão apresentados os relatórios de acompanhamento das compras, elaborados pela Gerência de Auditoria da Controladoria Geral do Município (CGM).
"O acesso à informação dos atos praticados pela administração pública se faz imperativo nas políticas de transparência e na garantia da participação social na busca do melhor interesse público e na integridade da gestão. O conselho é mais uma ferramenta que veio para fortalecer a participação popular e a transparência pública. Com isso, nós avançamos também na prevenção e combate à corrupção", diz o secretário da Controladoria Geral do Município, Ricardo Perini.
Atribuições
Contribuir para a formulação de diretrizes e ações das políticas de transparência, estimular o controle social, zelar pelo acesso dos cidadãos a dados e informações de interesse público e sugerir projetos prioritários na gestão de dinheiro público na capital são algumas das atribuições do Conselho Municipal de Transparência Pública de Vitória (CMT).