Publicada em 09/06/2022, às 18h15 | Atualizada em 09/06/2022, às 18h22

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Crianças e famílias do Cmei Silvanete montam quadros com materiais naturais


Brunella França
Cmei SSRR
Brunella França
Cmei SSRR

Folhas, sementes, gravetos, pétalas de flores, grama, pequenas pedras. Material coletado no chão, com a ajuda de lupas, foram utilizados pelas turmas do grupo 2 do Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei TI) Silvanete da Silva Rosa Rocha, em Comdusa. As crianças, junto com suas famílias, fizeram a coleta durante uma saída pedagógica no Parque Botânico da Vale, em Jardim Camburi, na tarde desta quinta-feira (09).

A experiência de estar junto das crianças em um espaço fora da escola reforçou laços entre os profissionais da escola e as famílias que compõem a comunidade escolar.

"É a primeira vez que venho ao parque. Hoje foi a primeira vez que os meus filhos brincaram na areia. É muito curioso ver eles descobrindo as coisas. Pra nós é tudo normal, mas para eles é tão especial que a gente fica deslumbrado como pai. Foi maravilhoso estar aqui com eles", afirmou Edmar Magalhães, microempreendedor, pai dos gêmeos Ederson e Ana Elisa, de 1 ano e 4 meses.

A professora Karla Molaiz já perdeu as contas de quantas saídas pedagógicas acompanhou com turmas de crianças ao longo de sua carreira profissional. Na tarde desta quinta, porém, ela participou da atividade como mãe do Heitor, de 2 anos, o que fez toda a diferença.

"Pra mim, como professora, a gente tem a vivência dessas atividades com as crianças, mas experimentar como mãe é diferente. Muitas vezes não temos tempo de sair, ter essa vivência com nossos filhos. Essa experiência fora do ambiente da escola, do Heitor estar no meio dos coleguinhas, sendo criança é o mais importante, poder brincar e aprender junto", pontuou.

Brunella França
Cmei SSRR
Brunella França
Cmei SSRR

Atividade pedagógica

Além do passeio, a proposta pedagógica era fazer dos pequenos do grupo 2 detetives da natureza, dentro do projeto de turma "Uma aventura encantadora pelos cantos de Vitória", pelo qual as crianças estão em uma aventura investigativa pelos parques de Vitória.

"Atividade ao ar livre com a família é sempre muito divertido, ainda mais quando o desafio é brincar de detetive da natureza! Nosso objetivo nessa aventura em que as famílias estão acompanhando as crianças é vivenciar novas sensações que agucem os sentidos: visão, audição, tato e olfato. Esses sentidos são explorados pelos elementos naturais diversos encontrados no jardim sensorial como folhas, flores, gravetos, pedras, água, oportunizando as crianças a fazerem suas próprias descobertas", destacou a pedagoga Ana Paula.

Os quadros criados pelas famílias junto com as crianças receberão uma moldura e serão expostos no Cmei.

Participação das famílias

As professoras responsáveis pelo projeto, Neusa, Rosimere, Leda, Jeilza, Ivonete, Andrea, ressaltaram a importância de envolver as famílias nesses movimentos junto às crianças. Sentimento que também é compartilhado pelos familiares que estiveram na atividade.

Ao todo, 34 crianças fizeram a atividade pedagógica, acompanhadas de suas famílias e também das assistentes de Educação Infantil Beth, Amanda, Simone e Angela.

"A participação da família no projeto é fundamental para o desenvolvimento da criança. Amei estar junto com o Théo na abertura e com certeza participarei dos demais", afirmou Amanda Tagarro, mãe do Théo.

Brunella França
Cmei SSRR
Brunella França
Cmei SSRR
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)