Publicada em 08/05/2023, às 14h45 | Atualizada em 08/05/2023, às 14h45
Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Dia da Matemática: atividades envolvem mais de 1,5 mil estudantes de Vitória
A Matemática está em todo lugar. Seja na hora de preparar uma receita na cozinha, fazer compras, utilizar dispositivos eletrônicos ou até escutar músicas, números, cálculos e contas estão presentes. Por isso, no Brasil, o Dia da Matemática é celebrado no dia 6 de maio. Pensando nisso, as seis Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) de Vitória propuseram um dia especial em homenagem à data, envolvendo mais de 1,5 mil estudantes.
Jogos, brincadeiras, painéis temáticos e decorações tomaram conta das Emef TI Anacleta Schneider Lucas, no bairro Fonte Grande; Izaura Marques da Silva, em Andorinhas; José Lemos de Miranda, no bairro Comdusa; Moacyr Avidos, na Ilha do Príncipe; Paulo Reglus Neves Freire, em Inhanguetá; e Professora Eunice Pereira Silveira, em Tabuazeiro, envolvendo 62 turmas do 1º ao 9º ano.

Dentre algumas práticas desenvolvidas, os estudantes tiveram contato com: dominós matemáticos, preenchimento de sudokus, montagem de figuras com tangrans, batalha naval em tabuleiro, jogos de tabuleiro em geral, jogos educativos nos tablets, concurso de desenhos com temas matemáticos, caça ao tesouro, jogo de passa ou repassa, dentre outras.
Professora de Matemática da Emef TI Moacyr Avidos, Jeane Mojoni ressaltou que o movimento foi desenvolvido de modo articulado e efetivo na unidade de ensino, com muita integração entre os estudantes e a equipe pedagógica.
"O Dia da Matemática foi muito importante para toda a escola, pois todos paramos ao mesmo tempo para trabalhar a importância da matemática para vida. O evento não foi algo isolado dentro da sala de matemática, todos os professores de todas as áreas se envolveram para realizar jogos e dinâmicas com os estudantes. Importante destacar o quanto as turmas também se envolveram. Não vi estudantes andando pelo corredor ou tentando arrumar motivo para sair da sala. Eu gostei muito", detalhou.
Yasmin Rosa Soares, estudante do 6º ano, gostou das atividades em que pôde se divertir e ainda aprender e conhecer mais sobre a matemática. "O evento foi muito legal porque eu joguei com as contas de multiplicação e fiz várias coisas divertidas. Eu acho que a matemática é para vida toda, porque se eu for no banco eu preciso fazer conta, no supermercado também, praticamente tudo é matemática!", disse a estudante.
Dia da Matemática
A prática já é uma tradição na rede municipal de ensino e acontece há mais de oito anos, como o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), uma vez que nas unidades de tempo integral há um acompanhamento específico com os professores que ministram a disciplina. Cada escola tem a liberdade de definir suas atividades junto à equipe pedagógica.
"Desde 2015 estamos fomentando junto às Emef TI um movimento diferente envolvendo os estudantes em atividades voltadas à Matemática. Um dos objetivos de comemorarmos a data é para ressaltar a importância da Matemática que, apesar de existir há milhares de anos, ainda é uma ciência viva e está presente no nosso dia a dia", explicou a formadora referência da Seme, Christiane Milagre da Silva Rodrigues.