Publicada em 26/07/2023, às 13h15 | Atualizada em 26/07/2023, às 15h03

Por Deyvison Longui, com edição de Andreza Lopes

Dia do Manguezal: caminhada alerta para a preservação do ecossistema


Leonardo Duarte
Dia do Manguezal

Com faixas, cartazes, máscaras no formato de caranguejo e entoando "Viva o manguezal, Viva o Manguezal", estudantes de 4 a 6 anos de idade do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Magnólia Dias Miranda Cunha, localizado na Ilha das Caieiras, participaram de uma caminhada até o Parque Municipal Baía Noroeste, para celebrar o Dia Mundial do Manguezal, celebrado nesta quarta-feira (26).

A caminhada, realizada durante a manhã de hoje (26), contou com a participação de professores, moradores da região, do prefeito Lorenzo Pazolini e fez parte da programação preparada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) para as comemorações da data. Desde o início desta semana, foram realizadas abordagem educativa, oficinas, rodas de conversa, sessão de vídeo e apresentação de teatro na escola.

O estudante Robson Valadares, de 6 anos, que participou das ações na escola e também estava presente na caminhada, contou o porquê do manguezal ser importante para ele e para a população."O manguezal é a nossa vivência aqui. Cuidando dele ajudamos a preservar o peixe, o caranguejo, a garça, o passarinho e outros bichinhos que moram nele", enfatizou.

Apresentação teatral

Na chegada ao parque, após percorrem um curto percurso, os estudantes participaram de apresentação teatral e foram convocados pelo prefeito Lorenzo Pazolini a ajudar na preservação do manguezal. Ele explicou para os estudantes a importância desse ecossistema para todos os moradores.

"Estamos aqui hoje para celebrar a vida marinha, pois o manguezal é considerado um berçário para o nascimento de vários seres aquáticos, como caranguejos e peixe. Tenho certeza que vocês, crianças, vão nos ajudar na preservação do manguezal", enfatizou o prefeito.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, também enfatizou para as crianças importância da preservação, de ter água limpa, de não se jogar lixo nas ruas, no mar e no mangue. "Temos que cuidar do nosso meio ambiente, do nosso manguezal, local onde nasce muitas vidas importantes para que vocês, crianças, sejam os organizadores do nosso futuro".

Leonardo Duarte
Dia do Manguezal

Föeger ressaltou: "Os manguezais são de grande importância para a fauna aquática, abrigando uma enorme diversidade de animais, que buscam esse ecossistema para se reproduzirem. Tendo também relevância econômica para os moradores das comunidades que margeiam os manguezais.

Já a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido com a temática ambiental. "É um trabalho de conscientização importante realizado pelos professores e profissionais das escolas para a nossa cidade e que é reconhecido pela Rede Municipal de Educação".

Ela ainda completou: "Essa é uma política pública importante, integrada e que estamos trabalhando visando o fortalecimento das questões ambientais. Ações como esta mostram que nossas crianças cresçam de forma mais sustentável".

Programação

A programação alusiva ao Dia do Manguezal teve início na última segunda-feira (24), no Cmei Magnólia, com diversas ações educativas com os estudantes, como oficinas de confecção de placas informativas e orientativas, junto à comunidade escolar - estudantes e seus familiares em parceria com docentes e profissionais da escola.

Também foram realizadas rodas de conversa com a bióloga da VPorts, Cleinildi Santana Domiciano, e com um catador de caranguejo; atividade lúdica com um caranguejo gigante; sessão de minivídeo, com o tema Mágico Manguezal; jogo da memória por meio do portal InterageVix; e apresentação de teatro.

Nesta manhã (26), as placas produzidas pelos estudantes foram afixadas ao redor do manguezal, para chamar a atenção para os cuidados com o ecossistema. Além disso, teve início uma ação de limpeza do manguezal.

Ainda para chamar a atenção sobre a importância do manguezal, também foi iniciada uma campanha educativa virtual nas redes sociais da Prefeitura de Vitória com o tema "Manguezal de Vitória: É importante conhecer para preservar".

Data

Em 2015, na Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Resolução nº 38/66, instituiu o dia 26 de julho como o Dia Internacional de Conservação dos Manguezais. Em Vitória, desde 2014, essa data é comemorada por meio da Lei Municipal nº 8.606/2013, fortalecida pelos movimentos mundiais que buscam evidenciar ainda mais a importância desse ecossistema.

Leonardo Duarte
Dia do Manguezal

O manguezal da capital

Vitória possui aproximadamente 11 km² de área de manguezal, ecossistema estuarino, que se desenvolve no encontro das águas dos rios com o mar, nas regiões tropicais e subtropicais do planeta.

O manguezal é muito importante para o equilíbrio ecológico por ser um local favorável ao desenvolvimento de diversas espécies da fauna, incluindo espécies residentes, semirresidentes e visitantes que utilizam o ecossistema como local de refúgio, reprodução e desenvolvimento dos filhotes até a idade juvenil, quando migram para o mar, retornando na fase adulta em épocas de reprodução. Por isso, é considerado o berçário do mar. O manguezal possui, também, uma rica flora, permanentemente verde, que fornece matéria orgânica para alimentar a extensa cadeia alimentar estuarina, costeira e marinha.

Dentre as várias características que definem sua importância, estão os recursos naturais que produz e que servem de sustento a famílias de pescadores e catadores de crustáceos (caranguejo, siri e camarão) e de moluscos (mexilhão e ostra). Esses produtos são, também, a essência da gastronomia capixaba, em pratos como a moqueca e a torta capixaba, famosos em todo o Brasil.

Do manguezal também é extraído o tanino, retirado da casca de uma de suas espécies, o mangue vermelho (Rhizophora mangle L.), e utilizado na confecção das panelas de barro, um dos orgulhos da cultura local.

Economicamente falando, o manguezal produz espécies comerciais importantes para o setor pesqueiro e por sua produção de biomassa (matéria orgânica) que, por meio das marés, é levada à região costeira e à marinha, dando suporte para a cadeia alimentar das regiões litorâneas.

Devido à importância ambiental, social, cultural e econômica do manguezal, a Prefeitura de Vitória realiza diversas ações de proteção e recuperação desse ecossistema, que incluem a Estação Ecológica Municipal Ilha do Lameirão, o Parque Natural Municipal Dom Luis Gonzaga Fernandes (Baía Noroeste) e as áreas remanescentes de manguezal (Ufes, Ilha do Campinho e algumas franjas da orla).

Dia do Manguezal: caminhada alerta para a preservação do ecossistema
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)