Publicada em 10/08/2022, às 18h45 | Atualizada em 10/08/2022, às 18h53

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Dia Internacional da Superdotação tem atividades desenvolvidas pelos estudantes


Brunella França
Mostra de altas habilidades
Mostra de altas habilidades. (ampliar)
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Mostra de altas habilidades
Mostra de altas habilidades. (ampliar)

A estudante Maria Luiza Lourenço Neves, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria José Costa Moraes, em São José, demonstrou interesse em iniciar um projeto com a temática "Hipertensão arterial", a partir de suas preocupações com familiares e idosos, bem como com cuidados da saúde do coração dos seus professores na escola. A partir de tutoriais da internet, a professora Sandra Soares, em parceria com a equipe pedagógica da unidade de ensino, conseguiu um aparelho de aferição de pressão arterial para conhecimento e exploração da estudante com seus professores.

Estudante da Emef Maria Stela de Novaes, Estevão Rodrigues realiza as atividades de enriquecimento curricular na Emef Maria José Costa Moraes. Com habilidades em desenho, charge e curiosidades em conhecimentos gerais, no momento desenvolve pesquisas em paleontologia e técnicas de desenho em 3D.

Já a estudante Ana Beatriz de Jesus Pereira, que estuda na Emef Elzira Vivácqua dos Santos, em Jardim Camburi, e participa do programa de Enriquecimento Curricular na Emef Maria Madalena de Oliveira Domingues, tem habilidade em pintura e desenho. Ela concluiu o projeto de pintura em tela, com o tema arranjo floral, e agora quer desenvolver um projeto sobre participação e engajamento social de meninas empoderadas.

Esses são alguns exemplos de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes com altas habilidades e/ou superdotação na rede de ensino de Vitória. Neste dia 10 de agosto é comemorado o Dia Internacional da Superdotação. E, para marcar a data, diversos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes estão expostos no saguão da Secretaria de Educação de Vitória (Seme), em Itararé.

Pela manhã, os estudantes interessados em tecnologia participaram de uma oficina de TinkerCad, com a Escola de Inovação. À tarde, os estudantes que desenvolvem projetos relacionados à música se apresentaram na Seme. Atualmente, a rede de Vitória tem 140 estudantes identificados com altas habilidades e/ou superdotação.

Emoção e desenvolvimento de habilidades

A exposição dos trabalhos, a apresentação musical e a presença de estudantes e familiares na sede da Secretaria de Educação emocionou os profissionais que se reuniram para prestigiar os projetos apresentados.

"Um dos nossos públicos da Educação Especial é os estudantes com altas habilidades e superdotação. Eles fazem parte dos projetos nas unidades de ensino. São crianças que nos ensinam muito por meio de seus projetos e habilidades. São ideias maravilhosas que nascem nas atividades de contraturno desenvolvidas por eles", destacou a coordenadora da Educação Especial da Seme, Carla Gagno.

Os professores Israel Scardua e Sandra Soares também estiveram presentes, acompanhando estudantes e representando os docentes que atuam na área de altas habilidades.

"Aqui temos três grandes artistas e com talentos múltiplos. Quando começamos com esses estudantes na sala de recursos, tinha um teclado e eles começaram a tocar. No Álvaro de Castro Mattos, temos uma sala de música, com um piano. A partir daí, do interesse de cada um, eles vão desenvolvendo as habilidades. E agora eles estão iniciando a parte de concertos. São estudantes que estudam os compositores, não tocam de ouvido. São crianças que me fazem abrir os olhos de manhã e dizer que a vida vale a pena", destacou o professor Israel.

"O trabalho da Brenda é desenho e pintura, o projeto dela este ano é sobre flores e borboletas. Ela gosta de fotografar também, já fez entrevista com uma fotógrafa. A Maria Luiza começou este ano e quer ser médica desenhista. O trabalho dela é sobre doenças do coração e seus medicamentos. Ela pensou em fazer desenhos nas caixas de medicamentos para as pessoas idosas não confundirem os medicamentos, para que eles não tomem o medicamento errado. Eu sou apaixonada pela área de altas habilidades, aprendo muito com eles", ressaltou a professora Sandra.

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Mostra de altas habilidades
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Apoio das famílias

Cheios de habilidades, os estudantes estiveram na Seme acompanhados de suas famílias, que falam com orgulho das crianças e encantamento sobre os projetos desenvolvidos nas escolas.

"Eu me inspirei no meu irmão e no meu pai, que é músico. Gosto de Matemática e Artes, mas quando eu descobri que a escola podia dar aula de Música, com o tio João, eu entrei há dois meses. Lá eu conheci vibraphone, instrumento que toquei. Penso em entrar numa orquestra um dia", contou a pequena Valentina Portes, de 8 anos.

O pai, Antônio Valentim, que é contador, e a mãe Flávia Portes da Silva, técnica em radiologia e empresária, estiveram com a filha na apresentação.

"É excelente ter essas atividades na escola. A Valentina é nossa segunda filha que participa desse projeto. O primeiro filho tem 19 anos, está no Ifes, e também participou, também foi estudante do professor Israel. É muito gratificante esse trabalho. E, para as crianças, é uma oportunidade única de extravasar esse talento que elas têm", destacou Antônio.

"É um espaço que eles se encontram com mais crianças que têm habilidades, talentos, é uma forma de sociabilidade também, de conversar, de fazer amigos", pontuou Flávia.

Quem também esteve na apresentação das crianças foi Roger de Barros, pai de Matheus de Barros, que iniciou nas atividades de Música. "Tudo que é a parte sensorial, auditiva, ele tem um interesse bem acentuado por causa da baixa visão. Matheus gosta de ouvir ritmos, sons diferentes. Acho essencial esse trabalho realizado na escola, graças a Deus que ele tem essa oportunidade, um estímulo que abre um leque de oportunidades, é lindo. É um auxílio no desenvolvimento deles para a vida", elogiou.

Próximas atividades

Os estudantes, de acordo com seus projetos, participarão de mais atividades ao longo do mês. No próximo dia 17, haverá "Ensaios em Arte e experiências no ambiente", no Parque Pedra da Cebola. No dia 25, está programada uma oficina de Técnicas em Arte na Emef Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha.

Dia 30 será o encerramento do projeto empreendedor de coleta para a ONG Pra Mia, na Emef Elzira Vivácqua dos Santos, em Jardim Camburi. No dia 31, será realizada a oficina virtual "Introdução à Programação de Games com Scratch", com a equipe da Escola de Inovação e Escola de Física.

Dentro da festa de aniversário de Vitória, em 8 de setembro, os trabalhos dos estudantes estarão na exposição de arte "Vitória, cidade educadora de muitas riquezas culturais e ambientais", no Parque Moscoso.

Enriquecimento curricular

Você conhece o atendimento em altas habilidades e/ou superdotacão na Prefeitura Municipal de Vitória?

Primeiro, o estudante é encaminhado pelas unidades de ensino através do relatório descritivo por meio da observação direta da equipe escolar. Depois, a Coordenação da Educação Especial analisa o relatório e o encaminha para a escola referência.

Na rede de Vitória, são seis Emef: Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha; Alvimar Silva, em Santo Antônio; Maria José Costa Moraes, em São José; Maria Madalena Domingues de Oliveira, em Jardim Camburi; Padre Anchieta, na Ilha de Santa Maria; e Vercenílio da Silva Pascoal, em Joana D'Arc.

Na escola de referência, a família é convidada para dialogar com o professor especializado, que auxiliará na condução dos projetos de interesse de cada estudante.

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) ocorre no contraturno, como uma ação suplementar do currículo escolar. A metodologia é o enriquecimento curricular através de projeto de interesse nas áreas de conhecimento do currículo. Anualmente, é realizada uma mostra dos projetos de enriquecimento dos estudantes que são os protagonistas do processo.

Na Educação Infantil, são observados os sinais de precocidade demonstrados por algumas crianças nos diferentes grupos etários. Neste caso, se os registros de sinais precoces da criança forem demonstrados nos relatórios de avaliação da Educação Infantil até o seu ingresso nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental, poderá dar início ao processo de avaliação pedagógica na sala de aula comum e nas salas de recursos de referência.

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial são considerados estudantes com altas habilidades/superdotação aqueles que, no contexto escolar, "demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse".

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