Publicada em 21/03/2025, às 00h00 | Atualizada em 21/03/2025, às 16h42
Por Poliana Lagares, com edição de Andreza Lopes
Direitos humanos: meias trocadas marcam o Dia Internacional da Síndrome de Down na Semcid

Um dia para celebrar a diversidade e a garantia de direitos de forma igualitária! Comemorado no 21 de março, o Dia Mundial da Síndrome de Down é uma data que objetiva aumentar a consciência sobre a inclusão das pessoas com Síndrome de Down na sociedade, promover e garantir os seus direitos além de lembrar sobre a importância de uma vida digna, com acesso à educação, saúde e oportunidades de trabalho.
Por isso, servidores das secretarias de Assistência Social (Semas) e da Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), lotados na Casa do Cidadão, demonstraram a força e a importância da inclusão, do respeito e da valorização da diversidade. Todos foram convidados para a ação "Meia Diferente", que consiste no uso de meias coloridas ou desparelhadas. Um gesto que reforça a conscientização sobre a inclusão das pessoas com Síndrome de Down na sociedade.
Data
A data foi escolhida simbolicamente porque a Síndrome de Down é causada pela trissomia do cromossomo 21 (ou seja, a presença de três cópias desse cromossomo em vez de duas). Em diversos países são realizadas campanhas de sensibilização, eventos educativos e ações de apoio à integração e combate ao preconceito.
Campanha "Meias Trocadas,
A campanha é uma iniciativa global criada para chamar a atenção para a conscientização sobre a Síndrome de Down. É uma maneira de celebrar a diversidade e promover a inclusão. Cada meia diferente representa também a singularidade.