Publicada em 15/06/2021, às 11h13
Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi
Emef Marechal Mascarenhas de Moraes retoma aulas presenciais com melhorias
Estudantes do 1º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marechal Mascarenhas de Moraes, em Maria Ortiz, estão de volta à escola a partir desta terça-feira (15). Hoje foi dia do grupo laranja reencontrar as salas de aula, vazias desde março do ano passado.
Uma obra iniciada em 2020 e não concluída impediu o retorno presencial dos estudantes junto com as demais unidades de ensino na capital, em março e em maio. Na volta para a escola, eles encontraram o local de cara nova, com pintura feita, portas trocadas e os aparelhos de ar-condicionado instalados nas salas de aula e espaços de uso coletivo.
"Momento importante, escola reformada, um ambiente com dignidade, disponibilizando aparelhos de ar-condicionado, climatizando as salas de aula para os nossos estudantes. E estamos vendo um retorno com segurança, com os protocolos sanitários sendo respeitados. Vamos entregar completamente, até o fim do mês, um ambiente que estimula o aprendizado e mostra o comprometimento da nossa gestão com a Educação de Vitória", afirmou o prefeito Lorenzo Pazolini, que esteve na escola nesta manhã junto com a secretária de Educação, Juliana Rohsner.
"Com o retorno da Emef Marechal, todas as nossas 53 escolas de Ensino Fundamental estão com estudantes nas salas de aula, em regime de revezamento dos grupos azul e laranja. Continuamos seguindo todos os protocolos, com muita responsabilidade e com os profissionais da Educação já quase todos vacinados. Ter os nossos estudantes de volta à escola é uma alegria", destacou a secretária.
Conquista da comunidade
A coordenadora da unidade de ensino, Edna Mendes Klein Pires, que está há 12 anos na escola, ficou surpresa ao ver o trabalho realizado, superando as expectativas.
"É uma alegria, é o nosso sonho. A gente queria a chegada das crianças na escola, a gente vivenciou o remoto, mas quer o presencial, é assim que a gente sabe fazer, com o contato com os estudantes. Encontramos nossa escola toda pintada, demarcada, dentro do protocolo de segurança, e com paisagismo. É uma conquista da nossa comunidade, que luta por isso desde 2015. Superou as nossas expectativas", comemorou.
Melhorias
A escola atende, hoje, 675 estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados nos turnos matutino e vespertino.
A obra inicial contemplava apenas a instalação dos aparelhos de ar-condicionado, mas foi verificado que a rede elétrica da escola não comportaria a ligação dos equipamentos. O projeto foi, então, ampliado, incluindo a reforma de toda a parte elétrica.
Outras melhorias, como a pintura e a troca de portas, também foram incluídas. A obra está sendo executada com recursos próprios da Prefeitura de Vitória, sendo investidos R$ 816.636,62. A previsão de entrega total do espaço é para o final de junho.
Como as intervenções, neste momento, são menores, foi possível retornar com os estudantes com segurança para as salas de aula.